PUB
PUB
Nacional
Tertúlias regressam ao Museu da Farmácia online
Tertúlias regressam ao Museu da Farmácia online
Redação Lux em 25 de Janeiro de 2021 às 16:24

As tertúlias regressam ao Museu da Farmácia a partir do próximo dia 29 de Janeiro. Conversas em formato online com o título “À conversa com…”. As tertúlias vão abordar temas relacionados com as coleções e objetos expostos no museu, e assuntos da atualidade.

Até dia 25 de Março, e durante todas as semanas, as conversas acontecem às 18h e serão transmitidas em streaming direto na página de Facebook do Museu da Farmácia.

«É crucial mantermos a cultura acessível a todos, especialmente num momento tão atípico como este. Será através de personalidades relevantes nas várias áreas em debate, que estas conversas vão permitir ao público conhecer um pouco mais sobre temas importantes tanto para a narrativa mundial como nacional. Desde História a literatura, saúde ou arqueologia, as tertúlias vão revelar factos, contos e muitas curiosidades», afirma João Neto, diretor do Museu da Farmácia.

A primeira tertúlia, no dia 29 de janeiro, surge em forma de homenagem à libertação de Auschwitz, a 27 de janeiro de 1945. Dedicada ao “Holocausto e coleções em Portugal”, vai abordar a importância de relembrar o Holocausto, 80 anos depois, e o papel das coleções que existem em Portugal para manter viva a memória. A conversa, moderada pelo diretor do Museu da Farmácia, João Neto, conta com a presença de Cláudia Ninhos, investigadora no Instituto de História Contemporânea e na Fundação Aristides de Sousa Mendes; Inês Fialho Brandão, coordenadora do Espaço Memória dos Exílios; e Margarida Ramalho, investigadora do Instituto de História Contemporânea e diretora científica do Museu Vilar Formoso Fronteira da Paz.

Outros temas a abordar nestas tertúlias são Sherlock Holmes, a ciência e a sociedade britânica, a importância da antropologia forense para o estudo das doenças, as coleções árabes - islâmicas em Portugal, Eça de Queiroz e o Egipto, Exploradores Aventureiros e os Missionários e a Farmácia.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção