PUB
PUB
Nacional
Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril
Otelo Saraiva de Carvalho
Redação Lux em 25 de Julho de 2021 às 16:00

Otelo Saraiva de Carvalho morreu este domingo, dia 25 de julho, aos 84 anos, no Hospital Militar, onde se encontrava internado.

Figura carismática do Movimento das Forças Armadas e da Revolução de 1974, que derrubou a ditadura de Salazar e Marcelo Caetano, Otelo Saraiva de Carvalho foi o “mentor” do plano que culminou com o golpe militar que levou ao cerco do Largo do Carmo, em Lisboa, e ditou o fim da ditadura sendo conhecido como o estratega do 25 de Abril.

A partir do posto da Pontinha, no Regimento de Engenharia n.º 1, dirigiu com outros militares as operações daquele dia. Ali esteve desde o anoitecer de 24 de abril até ao dia 26.

Após a Revolução, foi nomeado comandante da Região Militar de Lisboa e do COPCON. Integrou o Conselho dos 20 e o Conselho da Revolução.

Foi candidato às presidenciais de 1976.

Na década de 1980, esteve na luta armada como membro da organização Forças Populares 25 de Abril. Em 1986 seria condenado a 15 anos de prisão por associação terrorista. Em 1991, recebeu um indulto. Os crimes foram amnistiados em 2004.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção