PUB
PUB
Nacional
Manuela Moura Guedes chora a morte da mãe
Manuela Moura Guedes e José Eduardo Moniz - Antestreia do filme Jacinta 11.04.17 Foto: Ricardo Santos/Lux
Redação Lux em 26 de Janeiro de 2024 às 15:45

Manuela Moura Guedes sofreu a perda da mãe, Tereza Moura Guedes,  que morreu aos 89 anos. José Eduardo Moniz, deixou uma emocionada homenagem à sogra:

"Tereza era uma pessoa invulgar. Sempre a admirei pela sua sensibilidade, pela sua paixão pela Literatura, pela capacidade de acreditar que os sonhos só são impossíveis até se tornarem realidade. Que dizer de uma mulher que foi capaz de desafiar os códigos do destino e de se aventurar pelos espinhosos caminhos da Universidade, até se doutorar, com enorme distinção, indiferente a preconceitos e depois de já ter criado três filhos? O sangue e o apelido nunca foram desculpa nem resguardo. Lutou para conseguir o que a sua vontade impunha e o seu coração determinava. Por tudo o que a vi viver, ela sim, foi uma verdadeira feminista. Livre, atrevida e culta. Sentirei falta da sua argúcia, do seu humor alfinetado e do carinho com que gostava que a língua portuguesa fosse tratada. Sim, hoje, sinto-me mais pobre", 

A filha mais nova do casal, Madalena, também dedicou palavras à avó nas redes sociais: 

"No fim, somos todos centopeias”

Que saudades vou ter das gargalhadas sentidas, dos telefonemas aleatórios e dos seus términos repentinos, do carinho e, acima de tudo, deste abracinho bem apertado e sempre disponível.


É com o coração apertado com que nos despedidos mas com a certeza de que vamos manter este espírito sempre presente em todos nós. Sempre disse que o meu sonho era ser igual à avó. A avó era mágica e tentarei todos os dias aproximar-me dessa magia com que tocava cada um de nós 💛"

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção