PUB
PUB
Nacional
Grávida do terceiro filho, Maria Pitta Paixão mostra desagrado com algumas questões
Maria Pitta Paixão
Redação Lux em 26 de Março de 2021 às 17:32

A viver um momento especial com a gravidez do terceiro, Maria Pitta Paixão resolveu fazer um post para expressar o seu descontentamento por alguns comentários ou perguntas que tem recebido, nomeadamente após ter pedido às pessoas para lhe fazerem perguntas nas stories no Instagram.

Na mensagem, dirigida aos filhos, Maria Pitta Paixão enumera as várias questões que gostava que os filhos, no futuro, jamais perguntassem alguém.

São elas se o bebé foi planeado, comentar a sua coragem em ter três filhos, comentar o sexo do bebé, comentários sobre a barriga ou o corpo ou os riscos das gravidezes.

meus queridos filhos,
não pude deixar de vir aqui falar-vos da bolha de amor em que fiquei depois de ter dado a notícia de que passamos a ser uma família numerosa. é incrível ver a capacidade que as pessoas têm de ficar genuinamente felizes por alguém, mesmo sem as conhecer pessoalmente: chamo a isto amor e empatia!
no entanto, e como nem tudo é cor-de-rosa, depois de tudo o que recebi e li venho aqui dizer-vos o que, um dia, gostava que NÃO perguntassem a ninguém 🤷🏻‍♀️
então aqui vai:
- o bebé foi planeado? para além de ninguém ter nada a ver com isso, acho que é de mau tom perguntar, tendo em conta que cada gravidez e cada bebé que nasce são um milagre e estamos a falar de uma vida❤️
- comentários do género: “agora tomaste-lhe o gosto” ou “que grande fábrica” também não me parecem minimamente adequados.
- para ter três filhos não é preciso ter coragem nem “ser maluca”. “ser maluca” é ter coragem de ter o primeiro filho, até porque a partir daí já começa a ser um mundo muito mais conhecido e, no meu ponto de vista, mais fácil e prático.
- é verdade que adorava dar-vos uma mana mas, se for um mano, fico feliz na mesma medida. não falem disso como se fosse uma tristeza ou desilusão não se conseguir ter um rapaz ou uma rapariga. acho que é só incrível e uma sorte ter um bebé saudável. e só isso basta 🍀
- não façam comentários sobre a barriga, o corpo ou a cara da mulher. se as gravidezes são todas diferentes, as barrigas também podem ser e cada corpo muda e se comporta à sua maneira. são só palpites escusados.
- não digam coisas más gratuitamente ou opiniões parvas só porque vos vem à cabeça ou vos apetece. ponham-se na pele da outra pessoa e imaginem se estivessem no lugar dela. respeitem e tenham empatia pela realidade do próximo e não façam pouco dos outros só porque estar atrás de um ecrã o torna mais fácil.
- não perguntem nem afirmem que é arriscado uma pessoa estar gravida depois de estar porque pode fabricar medos desnecessários.
por fim, só quero dizer-vos que a vida é muito mais bonita se ficarem felizes pelos outros, se respeitarem o espaço dos outros e se conseguirem elogiar os outros. chamo a isto amor e empatia.
Um beijinho, Mãe ♥️

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção