Nacional
Ricardo Araújo Pereira é a figura pública que gera mais empatia em Portugal, revela estudo
Nomeado na categoria Televisão Entretenimento - Ricardo Araújo Pereira - LUX PERSONALIDADES MASCULINAS 2019 Foto: DR
Redação Lux em 26 de Maio de 2020 às 14:05

O humorista Ricardo Araújo Pereira é a figura pública que gera mais empatia junto dos portugueses. A conclusão é da edição de 2020 do estudo “Figuras Públicas e Digital Influencers”, realizado pela Marktest, que coloca o autor do programa da SIC “Isto é gozar com quem trabalha” como o mais valorizado pelos inquiridos no plano da empatia e identificação com as personalidades sugeridas neste estudo.

No que respeita à empatia e identificação com as figuras públicas, entre as 66 personalidades indicadas aos inquiridos Ricardo Araújo Pereira obteve um valor médio de empatia de 6.98, numa escala de 1 (não se identifica) a 10 (identifica-se muito).

O pódio deste indicador é completado pelo apresentador de rádio e televisão Vasco Palmeirim (6.71) e pelo futebolista Cristiano Ronaldo (6.57).

Daniela Ruah, César Mourão, Filomena Cautela e Nuno Markl registaram também índices acima de 6.3 e dezanove outras figuras públicas obtiveram níveis de empatia positivos, superiores a 5.5. Com um valor abaixo de 5.5 contaram-se 40 personalidades sugeridas neste estudo.
 
Considerando os valores obtidos pelas várias personalidades em análise relativamente a notoriedade total e grau de empatia, o estudo identifica quatro grupos de personalidades:
 
Notoriedade e empatia acima da média, como Cristiano Ronaldo, Ricardo Araújo Pereira ou Vasco Palmeirim; Empatia acima da média e notoriedade abaixo da média, como António Zambujo, Bruno Nogueira ou Dânia Neto; Notoriedade acima da média e empatia abaixo da média, como Sérgio Conceição, Carolina Patrocínio ou Mickael Carreira;  Notoriedade e empatia abaixo da média, como Bárbara Bandeira, Raquel Strada ou Kelly Bailey.

A edição de 2020 deste estudo, disponibilizada este mês ao mercado, revelou que Cristiano Ronaldo e Cristina Ferreira são as figuras públicas com maior notoriedade em Portugal.   

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção