PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 26 de Setembro de 2019 às 17:20
Emanuel inspira-se em familiares para sensibilizar para a Psoríase
1/1 - Emanuel associa-se à campanha da PSOPortugal Foto: Divulgação

O conhecido cantor popular Emanuel associou-se à PSOPortugal para motivar os doentes com psoríase a procurar a felicidade a que têm direito.

Inspirou-se em familiares próximos, portadores desta patologia, e nos seus concertos partilha uma mensagem de esperança.

“Tens direito a ser feliz – PSO Música” é a mensagem de Emanuel que se associou à da PSOPortugal - Associação Portuguesa de Psoríase. O músico recordou a sua relação com familiares próximos que vivem com psoríase para escrever um hino de esperança e perseverança para motivar os doentes com psoríase a procurar a felicidade a que têm direito, através do tratamento eficaz.

“A melhor inspiração para esta campanha foi a realidade. Convivo de perto com esta doença há muitos anos, através de familiares próximos e sei o quão desafiante pode ser, a nível psicológico e físico”, afirma Emanuel. “Por isso quero passar uma mensagem de motivação e esperança, relembrando que a felicidade pertence a todos, é um direito para toda a vida, independentemente da condição.”

Estima-se que mais de 200 mil pessoas em Portugal convivem com a psoríase, uma doença sistémica, inflamatória, crónica, que se manifesta sobretudo na pele e tem consequências diretas na auto-estima dos doentes. Podendo manifestar-se em qualquer idade, é comum surgirem sintomas entre os 15 e os 35 anos.

Para os doentes é comum a sensação de impotência e resignação face à patologia e à convivência com as lesões, associada à desmotivação relativamente ao tratamento.

Emanuel e a PSOPortugal pretendem contrariar estes sentimentos e motivar os doentes a não desistir de procurar tratamento. Porque apesar de ainda não existir cura para a psoríase, existem tratamentos eficazes que permitem alcançar uma pele limpa de lesões – e uma pele limpa não é uma pele quase limpa.

A música “Tens direito a ser feliz” é apresentada em todos os espetáculos do cantor e pretende gerar uma mudança de comportamento, levando à procura ativa do tratamento. Pretende também, por outro lado, sensibilizar a sociedade portuguesa para a psoríase.

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção