Nacional
Redação Lux em 27 de Maio de 2020 às 17:42
Grupo Estoril-Sol emite comunicado em homenagem a Stanley Ho
1/3 - Stanley Ho e Mário Assis Ferreira - Foto: Divulgação/Grupo Estoril-Sol
2/3 - Stanley Ho - Inauguração do Casino Lisboa 19.04.06 - Foto: Divulgação/Grupo Estoril-Sol
3/3 - Stanley Ho - 03.10.08 - Foto: Divulgação/Grupo Estoril-Sol

O Grupo Estoril-Sol emitiu um comunicado em homenagem a Stanley Ho que passamos a reproduzir na íntegra:

É com profundo pesar que somos confrontados com a notícia do falecimento, aos 98 anos, do Dr. Stanley Ho que partiu em paz, rodeado pela sua Família, no Hong Kong Sanatorium Hospital, no dia 26 do corrente mês de Maio.

À sua Memória expressamos a nossa mais sentida homenagem na evocação de uma vida inteiramente dedicada aos mais altos desígnios em prol dos destinos da China, Hong Kong, Macau e Portugal.

Foi tão ímpar o seu espírito visionário, tão notável o seu vulto empresarial, que fica difícil enunciar todos os decisivos passos de um Homem cujo percurso foi consagrado ao desenvolvimento económico, social, humanístico, cultural e filantrópico nas múltiplas áreas em que marcou a impressão digital do seu génio empreendedorista.

Um mérito, aliás, amplamente reconhecido ao longo da exponencial carreira cívica e empresarial do Dr. Stanley Ho.

Múltiplos foram as mais altas condecorações com que foi distinguido em vários países, designadamente na China, França, Portugal, Bélgica, Espanha, Reino Unido, Japão, Vaticano, para além das Regiões Administrativas Especiais de Hong Kong e Macau.

E, pela relevância do seu contributo em prol da educação e dos valores humanísticos, foi Doutorado “Honoris Causa”, pela Universidade de Hong Kong, Universidade de Macau e várias outras Instituições de ensino e formação profissional.

O reconhecimento, pelo Governo da China, da importância da sua acção para o sucesso da implementação do paradigma estratégico “One Country, Two Systems” foi corporizado na sua designação como Membro do Comité Permanente do 9º ao 11º Comité Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Membro do Comité Consultivo da Lei Básica da RAE de Hong Kong, Vice-Presidente da Comissão Preparatória da RAE de Macau e Vice‑Presidente da Comissão de Redacção da Lei Básica da RAE de Macau.

Profundamente ligado a Portugal por relações familiares e de afectividade, ao Dr. Stanley Ho se deve o pioneirismo, desde há quatro décadas, do investimento chinês no nosso País.

Um investimento que, graças ao seu espírito visionário e sensibilidade sociológica, jamais deixou de contemplar, a par de premissas económico‑financeiras, os interesses sociais, culturais e filantrópicos que Portugal dele esperava e a que, sempre, o Dr. Stanley Ho generosamente correspondeu.

É vasta e relevante a sua Obra em Portugal: a título meramente exemplificativo, a ele se deve a actual dimensão e prestígio do Grupo Estoril-Sol, a criação da SGAL “Alta de Lisboa”, uma das maiores urbanizações da Europa, o luxuoso “Hotel Fortaleza do Guincho”, a STDM – Investimentos Imobiliários, SA, um empreendimento urbanístico de referência no Porto, o investimento da companhia de transportes marítimos “Portline”, a STDP – Sociedade Transnacional de Desenvolvimento de Participações SGPS, a criação, com objectivos filantrópicos, da Fundação Stanley Ho, da Fundação Oriente e tantas outras iniciativas de cariz social e cultural.

Pela liderança que o iluminava, pela generosidade que o inspirava, pela afabilidade que transmitia, sentimo-nos nós, seus colaboradores, órfãos de um Homem único, Mestre de ensinamentos, caloroso e fiel Amigo.

E, de tão grande esse seu Vulto, todas as palavras nos parecem curtas no anseio de o recordar…

Com humildade, só nos resta manter a esperança de sermos dignos da sua Obra!

O GRUPO ESTORIL-SOL

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção