PUB
PUB
Nacional
Escritora Valérie Perrin pela primeira vez em Portugal: “As histórias vivem em mim durante muito tempo antes de as escrever”
Escritora Valérie Perrin pela primeira vez em Portugal Foto: Divulgação
Redação Lux em 27 de Junho de 2025 às 16:46

A autora do bestseller "A Breve Vida das Flores”, “Três”, “Os Esquecidos de Domingo” e “Querida Tia” esteve uns dias em Portugal, para falar sobre as suas obras e conhecer o público português. Nas sessões, que se realizaram na Fnac do Colombo e na Bertrand das Amoreiras, Valérie Perrin respondeu a algumas questões feitas pelos leitores que estiveram presentes.

“As histórias vivem em mim durante muito tempo antes de as escrever. Carrego a ideia durante muito tempo, está tudo na minha cabeça depois passo às perguntas, depois começo a escrever os nomes e depois construo as coisas, a pouco e pouco, sabendo sempre para onde vou”, disse a autora, sobre a forma como cria a narrativa dos seus livros, na sessão em que a jornalista Maria João Costa leu um excerto de “A Breve Vida das Flores”. O livro, lançado em 2022 em Portugal pela Editorial Presença, vai ser adaptado ao cinema por Jean-Pierre Jeunet, realizador do filme "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain". “Tive a sorte de ver um pouco o cenário, o cemitério e a casinha da Violette e é magnífico. Estou desejosa de ver o filme”, confessou.

Na Bertrand das Amoreiras, Valérie Perrin teve a seu lado Tânia Ganho, autora e tradutora dos livros da escritora francesa. “A escrita da Valérie é cinematográfica e a leitura sensorial, há os cheiros sempre nos livros… O livro “Três” tem uma passagem maravilhosa sobre os cheiros da infância, os cheiros da adolescência e o cheiro do primeiro desgosto de amor”, afirmou Tânia Ganho. 

Romancista e uma das autoras mais importantes no atual panorama literário francês, Valérie Perrin nasceu em 1967 em Remiremont, Vosges. Em 1986, saiu da Borgonha, onde cresceu, para se fixar em Paris. “A Breve Vida das Flores”, o primeiro romance da autora publicado em Portugal, está já traduzido em mais de 30 línguas, foi distinguido com os prémios Maison de la Presse e Prix des Lecteurs e tornou-se o livro mais vendido em Itália no ano da sua publicação.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção