PUB
PUB
Nacional
Sandra Santos é a vencedora da edição de 2021 do Prémio BPI Mulher Empresária
Sandra Santos é a vencedora da edição de 2021 do Prémio BPI Mulher Empresária
Redação Lux em 28 de Setembro de 2021 às 13:49

A gestora Sandra Santos, administradora executiva (CEO) da BA Glass, é a vencedora da edição de 2021 do Prémio BPI Mulher Empresária, uma distinção que visa reconhecer o talento e a excelência profissional das mulheres portuguesas que se destacam pelas suas carreiras, visão estratégica, capacidade de inovação e liderança.

Licenciada em Gestão na Faculdade de Economia do Porto, em 1994, e com um MBA da Porto Business School, concluído em 1999, iniciou, nesse ano, uma carreira na indústria ao integrar a equipa da BA Glass (na altura, Barbosa & Almeida), uma empresa produtora de embalagens de vidro, onde desempenhou várias funções: controller, diretora financeira, diretora de recursos humanos, diretora de fábrica e CFO.

Desde 2014, lidera, como CEO, a Comissão Executiva de um Grupo que conta com 3.800 colaboradores, distribuídos por 12 fábricas, em 7 países: Portugal, Espanha, Polónia, Alemanha, Grécia, Bulgária e Roménia, e fatura cerca de 950 milhões de euros. É também administradora não executiva da Navigator, desde abril de 2019, líder europeia na produção de papel fino de impressão e escrita não revestido e na produção de pasta branqueada de eucalipto.

Com mais de 100 anos de história, a BA Glass é um dos maiores produtores de recipientes de vidro para a indústria alimentar e de bebidas, produzindo anualmente oito biliões de garrafas e exportando para mais de 70 países. A distinta performance da BA no seu sector deve-se, particularmente, à cultura de empreendedorismo e à prática continua dos seus valores (HeART – Humildade, Emoção, Ambição, Rigor e Transparência).

Com a pandemia, a capacidade produtiva teve que ser adaptada ao mercado. As linhas de produção que produziam garrafas para cerveja ou refrigerantes foram convertidas para produzir embalagens para alimentação.

O Prémio BPI Mulher Empresária reconhece também o papel ativo da empresa na área da sustentabilidade, nomeadamente na assinatura do “Protocolo do Porto” e no lançamento, através do BPI/CaixaBank, de uma operação de financiamento sustentável de 75 milhões €, associada a indicadores ESG, entre outros.

Para Sandra Santos, esta distinção representa “o reconhecimento de mérito de uma carreira e do meu papel, em conjunto com muitos outros, no crescimento e na transformação de um negócio predominantemente ibérico para uma organização multinacional e multicultural”.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção