PUB
PUB
Nacional
Espetáculo de teatro-dança 'Homenagem' tem estreia nacional dia 4 de outubro
Espetáculo de teatro-dança 'Homenagem'
Redação Lux em 28 de Setembro de 2023 às 10:09

"Homenagem", um espetáculo de teatro-dança criado por Naomi Silman e Yael Karavan, tem estreia nacional no dia 4 Outubro às 21h30 Teatro das Figuras, Faro.

O espetáculo coloca em cena a problemática da extinção de espécies (flora e fauna), cuja ausência antevê̂ silenciosas porém duras repercussões na vida do planeta.

Emergindo da linha ténue entre o trágico e o cómico, revelará contradições do comportamento humano na sua interação com o planeta Terra. A investigação apesar de exaustiva será́ infinda, procurando sensibilizar para a existência de espécies que também aqui devem ter lugar.

HOMENAGEM não tem a pretensão de pregar ou ensinar, mas sim lançar-se ao desafio de criar um espaço de reflexão, abrir as mentes e os corações das pessoas através do humor, da poesia, da performance e de factos científicos. E desafia as artistas ao evocar as suas causas e inquietações enquanto seres criativos, mas também enquanto cidadãs do mundo.

O projeto começou com uma pesquisa realizada pelas criadoras, em outubro de 2022, que incluiu trabalho de campo junto de comunidades indígenas do povo Guarani - Aldeia Itakupé no Pico do Jaraguá e Aldeia Kalipety - estado de São Paulo, região da Mata Atlântica. A fase final do processo de criação acontece neste mês de setembro no Brasil com a estreia nos dias 22/09 e 23/09 na sede do LUME Teatro em Campinas, lugar onde se iniciou o processo quase há um ano atrás.

"Homenagem" é a segunda colaboração internacional entre Yael Karavan (UK/PT) e Naomi Silman do LUME Teatro (BR). As duas artistas tiveram o seu primeiro encontro há mais que 25 anos, quando estudavam na École Philippe Gaulier, em Londres. Seguiram diferentes caminhos pessoais e profissionais, mas sempre mantiveram contato devido a trajetórias e questionamentos comuns. Hoje, com uma carreira consolidada de quase 30 anos de pesquisa em teatro físico e visual, dança e palhaço, buscam nas suas colaborações artísticas, fundir as suas linguagens para encontrar uma expressão simples e poética num diálogo direto e íntimo com o público.

Naomi Silman é atriz, palhaça e diretora e atriz-pesquisadora colaboradora do LUME Teatro – grupo de referência mundial na pesquisa da arte de ator e vencedor do Prêmio Shell 2013 em pesquisa continuada. Em 25 anos celebrando o teatro como a arte do encontro, ela criou e apresentou espetáculos em diversas linguagens cênicas – teatro físico, palhaçaria, dança, teatro de rua e grandes intervenções ao ar livre, com a participação da comunidade, nos espaços mais diversos - convencionais e não-convencionais, pelo Brasil e ao redor do mundo em mais de 20 países.

Yael Karavan é uma premiada performer, bailarina e diretora Israelense/Britânica, hoje radicada em Lisboa-Portugal. Com especialização em dança Butoh, combina fortes elementos visuais com dança, mímica e teatro físico, frequentemente em contextos específicos ao local - Site specific. Explora linguagens artísticas combinando diversas influências culturais, investigando maneiras de agir e reagir às questões sociopolíticas pertinentes atuais. Ao longo do seu percurso criou diversas obras para palco, espaços não convencionais - site specific, museus e galerias em diversos países

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção