PUB
PUB
Nacional
Velejadora Mariana Lobato fala dos desafios de ser mãe, mulher e atleta de alta competição
Mariana Lobato Foto: Artur Lourenço/Lux
Redação Lux em 28 de Setembro de 2023 às 18:00

Mãe de Bartolomeu, de 8 anos, e Carolina, de 3, a velejadora Mariana Lobato, de 35, passa algumas noites a navegar e, por vezes, em 24 horas só consegue dormir duas a três horas no total, mas, atenção: quando não está no mar, a rotina não é menos intensa ou exigente. Começa pelas 6h45, pois faz questão de estar sempre presente na família com os filhos e levá-los à escola. Às 8h30 inicia duas horas de treino, que incluem crossfit e alongamentos, cozinha, almoça, arruma a casa e ainda dedica umas horas de estudo sobre a evolução dos barcos e navegação antes de ir buscar os filhos à escola por volta das 16h30/17h.

Casada há 13 anos com António Fontes, Mariana evidencia que o facto do marido ser também velejador potencia a união do casal e a gestão da vida familiar. Paralelamente, já navegaram e competiram no mesmo barco várias vezes e, a bordo, a velejadora garante que não há marido e mulher, mas “dois velejadores a quererem dar o seu melhor sem a rotina de casal”.

À Lux, a primeira mulher portuguesa a realizar a regata The Ocean Race a bordo de um Imoca 60, fala dos seus desafios e conquistas com orgulho e felicidade de abrir portas a mais mulheres velejadoras. 

Entrevista exclusiva na Lux, já nas bancas!

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção