PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 28 de Novembro de 2016 às 16:41
Portugueses que ajudaram a salvar o Nepal lançam livros solidários

Vocês voltam amanhã? é uma obra da autoria de Lourenço Macedo Santos, Maria da Paz Braga e Pedro Queirós. Os jovens que se encontravam em viagem pela Ásia e viveram os horrores do terramoto de 25 de abril de 2015, em Kathmandu, no Nepal. Sem conhecer o país, os seus hábitos e cultura, sem falar a língua e sem recursos, decidiram ficar no país e ajudar na reconstrução de centenas de vidas destruídas.

A história inspiradora rapidamente se espalhou nas redes sociais e durante os meses seguintes, uma onda de solidariedade fez nascer o movimento "Obrigado Portugal, Nós Também Somos Nepal". Uma experiência que viria a mudar radicalmente as suas vidas.

Esta obra relata, através de textos e fotografias, a experiência vivida no Nepal: as características do país, o dia do terramoto, os vários projetos, os voluntários, o apoio dos doadores e da imprensa e a história verídica de vários nepaleses que foram tocados por esta história.

Vocês voltam amanhã? era a pergunta que os nepaleses faziam todos os dias. O compromisso com uma causa verdadeiramente humanitária e a possibilidade que todos temos de fazer a diferença se assim o quisermos. Num mundo com cada vez mais desafios e desigualdades, esta história representa um exemplo de coragem e dedicação de um povo que tem a generosidade inscrita nos seus valores, princípios e cultura: o povo de Portugal.

Lourenço Macedo Santos lança ainda um livro para crianças,  que conta a historia aos olhos de uma menina de 12 anos do Campo esperança e que fala sobre a importância de ajudar, do voluntariado e como agir em casos de terramoto.

No dia 25 de abril de 2015, a pequena Simran preparava-se para ir para a escola, quando tudo mudou: a terra tremeu no Nepal. As paredes começaram a abanar, o chão por baixo dos seus pés parecia querer fugir... A sua casa ficou totalmente destruída e a habitual alegria que se espalhava pela sua aldeia deu lugar à tristeza.

É através da voz da pequena Simran, uma menina nepalesa que os autores conheceram no terreno, que é feito o relato dos acontecimentos. E é também através da sua visão infantil que se mostra como, da destruição provocada pelo terramoto, acabou por renascer a esperança graças à chegada de voluntários, entre eles os autores deste livro, que ajudaram na reconstrução.

Estes livros têm cariz solidário com as receitas a reverterem para ajuda na reconstrução do projetoOur dream villages"

Para mais informações e encomendas: info@obrigadoportugal.org

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção