PUB
PUB
Nacional
Casada há dois anos, Maria Francisca de Bragança assume à Lux desejo de aumentar a família
Duarte de Sousa Araújo e Maria Francisca de Bragança Foto: Tiago Frazão/Lux
Redação Lux em 30 de Maio de 2025 às 18:00

Na comemoração dos 30 anos de casamento dos pais, Maria Francisca de Bragança não escondia a alegria e o orgulho por estar a viver uma data tão especial em família. A filha dos duques de Bragança, que se casou no dia 7 de outubro de 2023 com Duarte de Sousa Araújo, esteve com o marido na Basílica da Estrela, e depois nos restantes festejos, no Museu Nacional dos Coches e ainda numa festa privada, para convidados e família. Dias em que, além do 30.º aniversário de casamento de D. Duarte e D. Isabel, comemoraram também o aniversário do duque de Bragança, que completou 80 anos, a 15 de maio, e o aniversário de Duarte de Sousa Araújo, a 14.

O casal aproveitou ainda para matar saudades da família, uma vez que, desde o casamento, se mudou para o Reino Unido: “Estamos a viver em Londres e está a correr lindamente.” Apesar de ter começado a trabalhar numa galeria de arte na capital inglesa, a filha dos duques de Bragança vem várias vezes a Portugal, uma vez que está a fazer um documentário com os autores Manuel Arouca e Miguel Simão: “Chama-se ‘A História de Portugal como o meu pai me contou’ e tem sido muito interessante.”

Pouco antes do início da Missa de Ação de Graças, a propósito das bodas de pérola dos duques de Bragança, Maria Francisca assumiu à Lux não ter dúvidas de que vê os pais como um exemplo a seguir: “São um ótimo exemplo e é uma meta a que espero chegar. Quando casámos sabíamos que era para a vida, e o tempo passa a correr. Casámos em 2023 e parece que foi há uma semana, por isso é muito engraçado porque a vida muda, mas nós, graças a Deus, continuamos com a mesma alegria e acho que isso é algo que os meus pais sempre ensinaram e também penso que é uma boa solução para um bom casamento”, afirma Maria Francisca que diz ter, a par dos pais, esse mesmo modelo nos sogros. “Este exemplo de união é ótimo, e tanto a família do Duarte como a minha são bons exemplos. São dois casais que sempre foram muito acompanhados pela igreja e por Nosso Senhor, sempre tiveram muita fé, mesmo nos maus momentos, que é normal que surjam, mas agora casou não há volta dar. [risos] Acho que esse compromisso é muito importante.”

Para Duarte de Sousa Araújo, o balanço do seu próprio casamento também não podia ser mais positivo: “Vamo-nos limando e fazendo o caminho juntos.”

O casal continua também a manter a vontade de aumentar a família: “Ter filhos é uma vontade que temos, era uma alegria e íamos ficar todos radiantes”, diz, acrescentando que essa alegria acontecerá “quando tiver de ser”.

Para as celebrações do aniversário de casamento dos pais, Maria Francisca de Bragança surgiu elegante e manteve-se fiel aos tons de branco e bordeaux para os looks que usou.

Para a Basílica da Estrela, a filha de D. Duarte e D. Isabel elegeu um conjunto branco que complementou com uma pashmina bordeaux. Já para a receção no Museu dos Coches, optou também por calças brancas, que complementou com um top de seda de uma alça só, em bordeaux.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção