PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 30 de Outubro de 2012 às 16:59
Vídeo: Ruy de Carvalho recebe Ordem do Infante D. Henrique
Redação Lux em 30 de Outubro de 2012 às 16:59
O ator Ruy de Carvalho dedicou a todos os portugueses, que estão a viver «um momento muito difícil», a condecoração da Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique, que esta terça-feira recebeu das mãos do Presidente da República.

Ruy de Carvalho reconheceu que não é fácil os portugueses apoiarem os artistas e a cultura no tempo atual: «Vão-nos vendo, vão-nos acarinhando e que o povo português não nos abandone. Sem eles não somos nada», disse, citado pela agência Lusa.

Na cerimónia, que decorreu no palácio de Belém, em Lisboa, o Presidente da República elogiou o percurso «verdadeiramente invulgar», «muito extenso e brilhante» de Ruy de Carvalho no teatro, cinema, televisão e rádio.

«Queremos manifestar o apreço dos portugueses pelo seu trabalho, talento e dedicação», disse Cavaco Silva, reforçando que Ruy de Carvalho é «um ator querido do povo português».

Sobre o futuro dos artistas e de todos os portugueses, e sobre a sua capacidade de superar dificuldades, Ruy de Carvalho declarou: «Não somos de quebrar. Temos que provar ao mundo que valemos a pena e que não nos pomos de cócoras. E dizer àqueles que querem mandar em nós que nós é que mandamos».

Estreou-se, como amador, em 1942, no Grupo da Mocidade Portuguesa, com a peça «O Jogo para o Natal de Cristo», encenada por Francisco Ribeiro, conhecido como Ribeirinho.

Na cerimónia, que Ruy de Carvalho descreveu como «um momento de grande emoção», estiveram presentes a família do ator, o novo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, o deputado José Ribeiro e Castro, presidente da comissão parlamentar de Educação, Ciência e Cultura, e Manuela Ferreira Leite, enquanto chanceler das Ordens Nacionais.

Ruy de Carvalho junta esta condecoração à Comenda e ao Grande Colar da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada recebidas, respetivamente, em fevereiro de 1998 e em março de 2010, ao grau de comendador da Ordem do Infante, que recebeu em junho de 1993, e à Medalha de Mérito Cultural, atribuída pela Secretaria de Estado da Cultura, em 1990.

Dê-nos a sua opinião na nossa página do facebook

Veja mais vídeos exclusivos em tvi.pt
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção