Como é já, de resto, esperado, Catarina Furtado dá um brilho especial ao Circo de Natal da RTP, espetáculo em que participa há muitos anos, sem medo de colocar-se à prova. Aliás, a apresentadora confessa-nos que aproveita sempre o Circo de Natal da RTP para se desafiar no final do ano: “É uma espécie de objetivo este que é desafiar-me a mim e ao meu corpo e de alguma forma prestar tributo ao meu passado de bailarina e tento sempre fazer alguma coisa que seja mais arriscada ou que exija um esforço maior da minha parte”.
E o seu número do circo deste ano foi um número aéreo com o talentoso artista aéreo Luiz Amorim - que participou no Got Talent - e o desafio foi realmente grande. “Já o tinha feito há 15 anos no Circo de Natal mas nunca mais tinha feito! Estar “lá nos ares” foi muito difícil para mim! Nunca tenho tempo para muitos ensaios portanto só tive três ensaios num estúdio e depois a gravação no próprio Coliseu e com a altura certa. Porque no estúdio, eu ensaiava com uma altura muito baixinha e depois cheguei ao Coliseu com uma altura mesmo considerável, sem proteção cá em baixo… Claro que segura pelo profissionalismo da parte do Luiz e toda a segurança da parte da circo, mas fui assim elevada! E dancei um bocadinho e foi muito, muito bom”.
Apesar de ressaltar que não tem a preparação física de uma performer circense, salta à vista a excelente forma física que lhe permite encetar um desafio desta natureza. Catarina Furtado, de 52 anos, credita, com modéstia, ao “seu” Pilates para o sucesso da sua prestação. “Sou alguém que cuida do seu corpo e, portanto, as aulas de Pilates que faço ao longo do ano também me ajudaram a ter alguma força e poder realizar este sonho, que é sempre um sonho, é um sonho pequenino, é um momento ali único do circo mas que para mim significa muito!”.
Este significado especial tem a ver com a magia e encanto que reconhece e atribui ao circo. ”A magia do circo significa muito para mim porque sempre fui ao circo desde pequenina com a família, sempre levei os meus filhos ao circo. Gosto do circo, sobretudo sem animais, mas gosto muito daquela magia e admiro muito os profissionais do circo que têm um trabalho muito sazonal e que têm de treinar e ensaiar muitíssimo. Admiro-os muito e também por isso gosto ainda mais de participar”, evidencia com carinho.
Depois de despedir de 2025 com mais esta missão e sonho concretizados, a apresentadora tem já à sua espera para 2025 o regresso do The Voice Kids. “Vem aí, o que é uma grande boa notícia porque gosto muito!”, diz com entusiasmo e sem poder ainda avançar mais novidades, evidencia que continua dedicada ao seu podcast “Ponto de Luz”, lançado em novembro. “Está a correr muito bem e tem todo um feedback muito positivo”..