O sexto lugar obtido por Jessica Augusto na última Maratona de Londres valeu à fundista portuguesa a escolha como atleta europeia do mês de abril, ficando desde já nomeada para a lista global de 2014.
A escolha foi feita pela Associação Europeia de Atletismo, através de uma votação ponderada entre seguidores no Facebook, jornalistas desportivos registados no site da organização e um painel de especialistas escolhidos pela entidade que supervisiona o atletismo europeu.
Em Londres, a 13 de abril, Jessica foi sexta e melhor europeia, com 2:24.25 horas, marca que representa o terceiro melhor registo europeu de 2014 (também recorde pessoal) e a coloca como uma das favoritas para os Campeonatos da Europa.
Em segundo lugar, ficou a checa Anezka Drahotová, campeã europeia júnior de 10.000 metros marcha no ano passado, de apenas 19 anos, e em terceiro a polaca Patrycja Wyciszkiewicz, campeã europeia júnior de 400 metros - ambas com grandes marcas no mês de abril.
A votação masculina foi dominada pelo veterano lituano Virgilijus Alekna (42 anos), duplo campeão olímpico do lançamento do disco, à frente do inglês Greg Rutherford, campeão olímpico do salto em comprimento, e do jovem decatlonista estónio Maicel Uibo, igualmente por marcas de grande qualidade em «meetings» do último mês.
Com a eleição de melhor atleta feminina do mês de abril, a maratonista portuguesa irá figurar na lista dos nomeados para melhor atleta europeu do ano 2014, votação igualmente promovida pela Associação Europeia de Atletismo.
Até agora, já estavan nomeadas a croata Sandra Perkovic (disco), a ucraniana Olha Saladuha (triplo) e a holandesa Nadine Broersen (pentatlo). O checo Pavel Maslak (400 metros) e o francês Renaud Lavillenie (vara), este com duas nomeações, integram a lista masculina.
Lusa