PUB
PUB
Nacional
Redação Lux  com Lusa em 9 de Setembro de 2010 às 15:31
Fotos: Grão-duques do Luxemburgo visitam Coimbra
O reitor da Universidade de Coimbra (UC), Seabra Santos, defendeu hoje o reforço da cooperação com a congénere do Luxemburgo, durante uma visita dos grão-duques deste país, Henri e Maria Teresa, à instituição.

Henri e Maria Teresa foram recebidos por Fernando Seabra Santos na Universidade após terem visitado a Igreja de Santa Cruz ¿ Panteão Nacional onde está sepultado o fundador da nacionalidade, D. Afonso Henriques ¿ e a Câmara Municipal de Coimbra.

Numa cerimónia na Biblioteca Joanina, o reitor salientou que a UC, além de acolher estudantes luxemburgueses, «desenvolve também com a Universidade projetos de cooperação académica». O grão-duque do Luxemburgo proferiu uma conferência intitulada «Luxemburgo ¿ Terra de imigração e acolhimento».

Na visita aos Paços do Concelho, o casal grã-ducal foi saudado pelo presidente da Câmara de Coimbra, Carlos Encarnação.

«Altezas reais, Coimbra será talvez o melhor lugar para viajar através dos tempos ao encontro da história de Portugal e da origem do Estado português», disse Carlos Encarnação.

Num almoço oferecido pelo reitor Seabra Santos, o casal grão-ducal encontrou-se com estudantes luxemburgueses que estudam na Universidade de Coimbra.

No ano letivo de 2010-2011, arranca um programa de formação comum às universidades de Coimbra e do Luxemburgo na área da Engenharia Informática.

Os grão-duques do Luxemburgo terminam hoje, em Coimbra, uma visita a Portugal a convite do Presidente da República, participando ainda numa visita à incubadora do Instituto Pedro Nunes e numa mesa redonda sobre microfinança.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção