PUB
PUB
Nacional
António Sala despede-se de forma comovente de menina que morreu de cancro
António Sala despede-se de forma comovente de menina que morreu de cancro
Redação Lux em 12 de Agosto de 2015 às 11:10
António Sala deixou emotivas palavras de despedida a Mariana Biscoito, uma menina de 14 anos, que morreu de cancro no dia 9 de agosto e cujo funeral aconteceu esta terça-feira (11).

O apresentador conheceu Mariana há vários anos no IPO de Lisboa recordou a luta que acompanhou num emocionado post que pode ler aqui:

Querida Mariana, 
Estou a escrever estas palavras no dia do teu funeral. 
Eu sei que esta palavra - funeral - assusta e não é nada bonita. Mas, sabes amiguinha, significa apenas "Ritual e Cerimónia de Despedida que é feito para alguém que parte" e explicada assim, já é menos pesada e menos sombria.
E querida Mariana, no teu caso nem sequer é uma despedida total, é só...meia despedida. 
Claro que fica entre nós, o som da tua voz suave a dizer "Estou bem".
Claro que ficam com os teus Pais o teu cheiro, o teu toque, os teus beijos, os teus abraços, as tuas mensagens cheias de❤❤❤, os teus risos, os teus choros, as tuas alegrias, os teus medos. Toda a tua Vida de 14 anos.
Claro que ficam com a tua irmã Lúcia, as tuas bonecas, as vossas brincadeiras, as vossas corridas, os vossos segredinhos, as tuas roupas, os vossos sonos, os vossos abracinhos, as vossas birrinhas, os vossos beijinhos.
Claro que ficam sempre com os teus avós e restante família, as tuas conversas, as tuas comidas favoritas, o brilho dos teus olhos, as tuas gargalhadas quase invisíveis.
Claro que ficam com os teus amigos como nós, o teu sorriso doce, a tua coragem, a tua serenidade, a tua paixão pelo David Carreira, pelo Nuno Gomes, pela Disney World, pelo Benfica, por muitos dos Médicos, Enfermeiros e Auxiliares que te trataram, por muitos dos Voluntários como a Luísa Espírito Santo, o Miguel Campos, o João Afonso, eu mesmo e muitos outros que contigo conviveram.
Tudo isto fica cá amiguinha. E é muito. É o mais importante de tudo e chama-se AMOR.
É verdade Mariana, no teu caso é apenas...meia partida.
O que realmente hoje parte e se transforma em cinza, são coisas menos bonitas e que já não são importantes.
Claro que felizmente partem as injeções, a prótese, as dores, as náuseas, as quimioterapias, as radioterapias, as febres, as corridas às urgências, os cheiros do hospital, os sustos, as noites sem sono, as seringas, os isolamentos, os valores tumorais, os inchaços, os cansaços, os medos, as lágrimas.
Tudo isto Mariana...partiu. E todos nós amiguinha, sabemos bem, quanto o teu corpo apesar jovem, já estava cansado de tudo isso. Hoje é apenas o funeral disso. O que era mau, acabou.
O mais importante, o teu AMOR e o teu sorriso, esses ficam entre nós, até ao dia em que cada um de nós tenha também o seu "Ritual e Cerimónia de Despedida que é feito para alguém que parte" e então nos possamos reencontrar. 
Ver-te correr ao nosso encontro com o teu sorriso tímido, mas luminoso e dizer suavemente "Estou bem".
Teu amiguinho António Sala
 

A MINHA AMIGUINHA MARIANA BISCOITO, PARTIU.Os relógios e o calendário marcavam o início deste Domingo dia 9 de Agosto,...

Posted by António Sala on  Sábado, 8 de Agosto de 2015
 
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção