PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 6 de Junho de 2016 às 16:21
Fotos: Alexandra Borges dedica-se a ajudar vítimas de escravatura infantil

Há nove anos que Alexandra Borges aumentou a sua família do coração. Desde 2007 que a jornalista se divide entre o trabalho na TVI, o seu papel de mãe de Tomás e Vicente e a Associação Filhos do Coração, uma ONG que criou em 2009 e que procura erradicar a escravatura infantil no Gana.

“Temos 93 crianças, umas resgatadas por nós e outras pela própria Segurança Social ganesa. A minha responsabilidade é para com a educação das crianças, porque acredito que essa é a verdadeira porta para a liberdade. Acredito que, um dia, uma delas vai ser presidente do Gana, se eu lhe der possibilidades para isso.”

Como explica a jornalista, as crianças chegam traumatizadas ao centro de acolhimento, fruto de uma infância dramática: 

“Não se trata de trabalho infan­til, mas sim de crianças vendidas, traficadas e obrigadas a trabalhar 14 horas por dia, sete dias por semana. Roubam-lhes a infância. Só têm um prato de mandioca ao final do dia. Nada têm, não sabem o nome, não sabem a sua idade… São conhecidas pelo dia da semana em que foram vendidas”, conta Alexandra.

Trabalhar com estas crianças requer, por isso, muita dedicação e muito empenho: “Temos uma escola no próprio centro e a primeira fase é pô-las a falar inglês. Depois, o que também fazemos é terapia pela arte, ou seja, temos um centro de artes no 
orfanato, onde aprendem a pintar. É uma maneira de exteriorizarem o que sentem, porque vêm altamente traumatizadas. Começam a pintar a preto, com o tempo vão descobrindo a cor e vão aprendendo a sorrir! Vão aprendendo a ser crianças... 
Foram vendidos com 3 e 4 anos e foram ‘domesticadas’ de tal maneira que só obedecem a ordens, não sabem agir, não têm capacidade de iniciativa. Isso tudo lhes é dado com algum tempo e paciência.”

Por uma “questão de segurança”, a jornalista opta por não visitar o país desde 2011, mas assegura que está sempre presente na vida e no crescimento das crianças: “Tenho dois filhos cá e 93 no Gana. Com esses 93, comunico muito e sei de tudo!”

Com o objetivo de angariar fundos para pagar os custos de educação do próximo ano, a associação organizou a Gala Resgate Sorrisos, no dia 28 de maio, na Alfândega do Porto, e na qual sforam leiloadas obras de arte, entre as quais alguns quadros pintados pelas próprias crianças ganesas apoiadas pela Associação Filhos do Coração.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção