PUB
PUB
Nacional
Cátia Soares em 25 de Novembro de 2016 às 18:48
Fotos: Figuras públicas mudam de sexo por solidariedade

Depois da estreia na 46.ª edição da ModaLisboa, a exposição solidária “Gineceu X Androceu” está patente na Galeria Art Lounge, em Lisboa.

Várias figuras públicas fizeram questão de visitar a exposição e elogiar o projeto, que será feito no Brasil, já no próximo ano, com vários nomes brasileiros e dois portugueses: Alexandra Lencastre e Pedro Carvalho. O lado filantrópico mantém-se, continuando 30% da venda das fotografias a reverter para a Abraço.

Soraia Chaves foi uma das figuras públicas que acatou o desafio e fê-lo para promover a igualdade, o respeito, a liberdade e a dignidade:

 "Quando o João Telmo me apresentou este projeto senti-me muito orgulhosa por ser amiga dele. Esta é uma iniciativa muito nobre da parte dele. Este desafio de nos colocarmos na pele do outro acaba por levantar uma série de questões que são muito importantes na sociedade em que vivemos. Pensar qual é a importância do sexo de cada um na sociedade e o que isso representa é muito bonito. Em conjunto, estamos a promover a igualdade, o respeito, a liberdade e a dignidade. A discriminação está presente no nosso dia-a-dia e em todas as áreas, daí a importância deste projeto, que faz as pessoas questionarem-se. Todos nós temos um lado feminino e um lado masculino, e é importante, realmente, reforçar que somos todos humanos. As mulheres continuam a ser discriminadas, ganham menos, têm menos lugares nas grandes empresas e no parlamento, mas, felizmente, está a haver uma mudança. Tal como acontece com a discriminação em relação à homossexualidade, aos sem-abrigo ou aos imigrantes.”

João Telmo, o encenador e figurinista que convidou estes atores a mudarem de sexo, avançou o desenvolvimento da iniciativa em terras de Vera Cruz : 

“No Brasil, vamos pegar no conceito, no próximo ano, com atores e designers brasileiros. Tenho já confirmada a atriz brasileira Zezé Motta e os atores portugueses Pedro Carvalho e a Alexandra Lencastre. Tendo em conta o tipo de mensagem de aceitação identitária que esta exposição abrange faz todo o sentido continuar a associar-me à Abraço, que também lida com pessoas com problemas de aceitação social, e, para mim, faz todo o sentido que as vendas revertam para uma associação como esta.”

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção