PUB
PUB
Nacional
Cátia Soares em 29 de Março de 2017 às 08:00
Fotos: Lux reúne vencedores dos prémios Personalidades Masculinas 2016

Os leitores votaram e elegeram as Personalidades Masculinas Lux 2016, que estiveram reunidas num descontraído almoço, no Hotel Cascais Miragem, com o patrocínio oficial da Seat.

Tantas vezes chamado “o rei das manhãs”, Manuel Luís Goucha voltou a ser o grande vencedor na categoria Televisão/Entretenimento.

“Já é o sexto ano consecutivo, portanto, é melhor não me nomearem [risos]. Uma vez mais, tenho de agradecer a fidelidade e a simpatia das pessoas que votaram em mim. O segredo é empenharmo-nos diariamente, porque a luta é constante e contínua. Acho que sou uma das figuras queridas da televisão, mas o desafio está por ganhar todos os dias, por isso levo a sério o meu trabalho 
e levo-me a sério profissionalmente”, sublinhou o apresentador.

Após meses intensos de gravações da telenovela “A Impostora”, Diogo Infante foi o mais votado na área de Televisão/Ficção, prova de que é um dos atores mais queridos dos portugueses:

“É evidente que não trabalhamos para os prémios, mas é sempre um prazer ver o nosso trabalho reconhecido pelos leitores da Lux. É um mimo que sabe muito bem. Espero que continuem a apreciar e a seguir a ficção nacional. Quando temos prazer no que fazemos, tudo se torna mais prazeroso. Posso garantir que darei sempre o melhor de mim. Dedico o prémio a todo o elenco da novela, em especial à Fernanda Serrano e à Dalila Carmo, com quem fiz um triunvirato de muita cumplicidade, lágrimas e suor, que me deu muito prazer.”

Depois de ter subido ao palco com as peças “As Árvores Morrem de Pé” e “Trovas & Canções”, Ruy de Carvalho foi distinguido no Teatro.

“É um orgulho muito grande para mim ter sido escolhido pelo público”, admitiu o ator, que completou 90 anos de vida e 74 de carreira, mas continua imparável: “É obra! E ainda, por cima, com saúde. Não se pode parar! Não sei como é que se arranja esta energia, mas é de nascença, de certeza. Tenho uma costela transmontana, outra escocesa… e sou teimoso. Acho que é esse o segredo. Este prémio é para o público, porque eu trabalho para as pessoas. Por isso, o que peço é: sejam felizes, vão ao teatro e ao cinema, e vejam televisão, porque nós não vivemos sem os espetadores”.

Premiado na Solidariedade, Salvador Mendes de Almeida destacou a importância deste troféu naquela que é uma das grandes missões da sua vida, a Associação Salvador:

“É ótimo este reconhecimento. No país ainda há muita coisa a fazer pelas pessoas com deficiência motora mas, com a vossa ajuda e com o impacto que este prémio tem, conseguiremos chegar mais 
longe. Agradeço à minha equipa, às pessoas que nos têm ajudado a percorrer este caminho e a todos aqueles que são um exemplo de vida e de superação”.

José Alberto Carvalho voltou a ser o nome mais votado pelos leitores da Lux na categoria Televisão/Informação e não escondeu o orgulho por ser considerado um dos jornalistas mais credíveis da nossa televisão.

“O desafio diário é total, mas só conseguimos atingir bons resultados e sermos felizes connosco, próprios se amarmos verdadeiramente aquilo que fazemos. E eu tenho essa felicidade. Vem de dentro. Dedico o prémio às pessoas que têm a paciência e a dedicação de me seguir, e àqueles que trabalham comigo diariamente. O facto de nós fazermos as coisas mais vezes, ou mais tempo, não quer dizer que elas sejam mais fáceis. Também não significa que sejam mais difíceis. Significa apenas que são mais desafios, e se há quem considere isso como um exercício que vale a pena distinguir, eu tenho de ficar profundamente agradecido. Não o faço para ganhar prémios. Faço-o porque gosto e porque é o meu trabalho, mas é bom saber que há uma recompensa dessas no fim”, admitiu o jornalista.

Na categoria Moda foi Nuno Gama o vencedor, no ano em que comemorou 50 anos de vida e 30 de carreira.

“Muito obrigado por se lembrarem de mim. É super gratificante. Depois da ModaLisboa, receber esta notícia soube muito bem. Todos os anos são especiais, mas este ainda é mais. É a obrigação e a responsabilidade a somar e a puxar pelo nosso melhor. O segredo é trabalhar muito, nunca desistir e dar sempre o meu melhor, juntamente com as pessoas que vestem a camisola comigo. Espero continuar a surpreender, manter a fasquia elevada, bem como o fascínio e o interesse na minha marca, e colher daí prazer. O prémio é também para todos os que trabalham comigo e que contribuíram para o meu sucesso.”

Por motivos profissionais, Marcelo Rebelo de Sousa, premiado na categoria Política; José Avillez, nos Negócios; Cristiano Ronaldo, no Desporto; Vhils, nas Artes Plásticas; José Luís Peixoto, na Literatura; António Zambujo, na Música; e Nuno Lopes, no Cinema, não conseguiram estar presentes.

Leia também: Personalidades Masculinas Lux: Os homens que marcaram 2016

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção