PUB
PUB
Nacional
Helena Pestana  com Fotos: Hélder Maia, Salvador Esteves e Tiago Frazão em 27 de Maio de 2010 às 08:48
Fotos: Regata de alta competição junta fãs da vela na Marina de Cascais
A baía de Cascais recebeu este ano a primeira etapa do circuito Audi MedCup 2010, uma prova cimeira considerada a «Formula 1» da vela. Depois de três anos a decorrer em Albufeira, o Troféu de Portugal subiu até Cascais, para uma semana de regatas recheadas de emoção, que contaram com alguns dos melhores velejadores do mundo.

Organizada pela empresa João Lagos Sports em parceria com o Clube Naval de Cascais, a prova ultrapassou todas as expectativas, como afirmou o próprio João Lagos: «Esta

regata conta com a presença dos melhores velejadores que há no mundo. Temos ex-campeões olímpicos e ex-campeões do mundo. Teve uma cobertura mediática muito grande, tendo sido transmitida para todo o mundo através da televisão e isso era um dos objectivos: levar a imagem de Portugal lá para fora e promover o país internacionalmente. Esta prova é um prestígio para o País e foi para isso que trabalhámos»,

afirmou.

O presidente do conselho de administração da João Lagos Sport manifestou ainda a vontade de manter esta prova em Cascais: «Este é um destino de vela excepcional, um dos melhores destinos do mundo para esta prática. É nossa intenção manter este evento por aqui durante muitos e bons anos», garantiu.

Durante toda a semana em que a regata decorreu foram muitos

os amantes desta modalidade que fizeram questão de acompanhar o evento de perto. E como este ano cada barco de competição podia levar um convidado a bordo, foram muitos aqueles que não quiseram desperdiçar a oportunidade de sentir o verdadeiro espírito de participar numa regata de alta competição.

«Pude acompanhar duas equipas e foi muito bom estar ao lado dos melhores do mundo. Todos os concorrentes me têm dito que estão a gostar imenso e isto só veio demonstrar o que já sabíamos: Cascais é mesmo um dos melhores campos de regata do mundo», afirmou Patrick Monteiro de Barros, um amante e também ele um habitual competidor de vela, que desta vez participou apenas como convidado.

No final, também António Capucho não deixou de expressar o seu contentamento por trazer mais uma prova de alto gabarito para Cascais.

«O Troféu de Portugal ultrapassou muito as nossas expectativas, pela importância no calendário internacional, e por toda a atracção que teve de toda esta família ligada à vela e ao turismo. Com este evento passamos a ter uma prova considerada a «Formula 1» da vela, por isso vamos ter de tentar mantê-la a todo o custo», confidenciou o presidente da Câmara Municipal de Cascais no último dia.

A vitória na categoria de TP52 acabou por ser da equipa Emirates Team New Zealand.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção