Nacional
Burros em destaque no festival de ecologia, artes e tradições do Vimioso
Burro
Redação Lux  com Lusa em 11 de Junho de 2010 às 16:30
Uma feira, uma gincana de burros e a descoberta da biodiversidade do rio Angueira são algumas das propostas do festival de ecologia, artes e tradições populares que decorre este fim de semana, em Vimioso, no Nordeste Transmontano.

Até domingo, o festival «Sons e Ruralidades» vai proporcionar, neste concelho transfronteiriço, cinema, exposições, fado e música tradicional, saídas de campo, experimentação de fotografia, entre outros atrativos de um programa em que marca também presença o tradicional burro mirandês.

Alguns exemplares da única raça autóctone asinina portuguesa protegida pela União Europeia desfilam, domingo, pela vila de Vimioso, depois de uma gincana protagonizada por esta espécie e de uma feira dedicada à raça.

A associação para o estudo e proteção do gado asinino é a promotora do festival «Sons e Ruralidades~» com um programa preenchido por documentários de cinema como o «Olhar o Mundo Rural» e expedições de fotografia etnográfica pelas aldeias de Vimioso.

«Ao longo do rio Angueira descobri...» é o mote para outras saídas de campo à descoberta da biodiversidade do rio transfronteiriço que banha o concelho de Vimioso.

Durante o fim de semana haverá também tertúlias sobre o património material e imaterial que constitui a identidade deste povo, mostra de ambiente e desenvolvimento rural e várias intervenções artísticas, designadamente musicais.

O festival reserva ainda espaço para um encontro de organizações de ambiente e desenvolvimento rural para discutirem o «Desenvolvimento Ecológico e Social das regiões rurais».
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção