PUB
PUB
Nacional
José Guinot  com Fotos: Artur Lourenço em 17 de Julho de 2010 às 19:16
Fotos: Andreia Dinis, Cláudia Borges e Flor partilham as emoções da maternidade
Ter um filho era um desejo das três, a curto prazo. Contudo, a gravidez, tão rápida e antes do previsto, não deixou de as surpreender.

«Não esperava engravidar tão depressa», diz a manequim Flor, de 26 anos. Para a actriz Andreia Dinis, de 32 anos, «foi um choque feliz» que a deixou «muito emocionada». Cláudia Borges, apresentadora, de 27 anos, afirma que a notícia da gravidez a apanhou de surpresa depois de uns exames médicos de rotina. «Foi uma sensação inexplicável, muito boa», diz.

O «choque» e a surpresa iniciais deram lugar à felicidade e à emoção. Sentimentos difíceis de expressar e que as levam a definições que acabam por ser lugares-comuns, mas que reflectem bem o seu estado de alma - «maravilhoso», «experiência única», «espectacular», «sensação fantástica» - são as palavras que repetem.

Entretanto, vieram as transformações físicas e emocionais. Flor sente-se mais cansada: «O sono e o cansaço são o que mais me afecta. Sou muito activa e ando com menos energia. A gravidez está a ensinar-me a viver com mais calma. Andava sempre a correr e estou mais tranquila. O meu maior desafio como mãe vai ser o de ter paciência e calma», diz.

Para a manequim, as ecografias são os momentos de que mais gosta: «É quando a posso ver e perceber todas as mudanças e o seu crescimento. Ouvir o coração a bater foi a maior emoção.»

Andreia Dinis está encantada e feliz, mas não esquece os primeiros três meses: «Andei com enjoos, náuseas, a chorar por tudo e por nada, a irritar-me constantemente... São as consequências naturais de uma fase bonita e muito feliz. É maravilhoso saber que estou a gerar a minha filha.» E já se sente mãe: «Dou comigo a falar com o meu bebé e a tratá-la por filha. "Filha" é uma palavra que ganhou uma dimensão Quando a vir pela primeira vez, vai ser o momento mais espectacular da minha vida», diz a actriz.

Flor concorda com a amiga e diz que também já se sente mãe: «Sinto um amor incondicional pela minha filha. Há duas semanas que a sinto mexer-se e é fabuloso. Mas quando a tiver nos braços e quando ela me chamar ¿mãe¿ é que vai ser mesmo bom», afirma.

Cláudia Borges, de 27 anos, das três é a única que vai ter um rapaz. A apresentadora até já sonha com Rodrigo: «Já sonhei muitas vezes com ele, mas nunca aparece de uma forma específica. É engraçado. Já o imaginei com cabelo preto... Quero muito conhecê-lo. Também falo muito com ele. Quando acordo, o meu primeiro pensamento é ele e costumo dizer-lhe "bom dia"», conta. Agora que a fase inicial, com todos os medos, incertezas e «pânicos», já passou, Cláudia, Flor e Andreia estão mais tranquilas para viver a gravidez. E já começam a pensar no quarto, na roupa...

«É outra descoberta, outra aventura», diz Flor, que mudou de casa e já começou a tratar do quarto da filha.

Andreia Dinis já se detém perante tudo o que tem a ver com bebés e está surpreendida: «Estou chocada com a quantidade de coisas que são precisas. É surreal. É uma logística impressionante, não fazia ideia. Há coisas lindas e é quase impossível não nos perdermos», diz. Cláudia Borges também já começou a fazer compras e recebe muitos presentes, sobretudo da mãe: «Para os meus pais, é o primeiro neto e estão deliciados. A minha mãe compra coisas para o Rodrigo quase todos os dias», diz.

No final do encontro com a Lux, Cláudia, Flor e Andreia já só pensavam em comer. Essa é outra das alterações impostas pela gravidez. Estão sempre com fome.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção