PUB
PUB
Nacional
Filho de Carlos Martins continua sem dador compatível
Carlos Martins e Gustavo Foto: Lusa
Redação Lux  com AA em 6 de Fevereiro de 2012 às 14:33
Quase três meses depois de ter sido tornado público o problema de saúde do filho mais velho do futebolista Carlos Martins, que exige um transplante urgente de medula óssea, e apesar das inúmeras ações de colheita de sangue realizadas por todo o país, Gustavo continua sem dador.

«Continua tudo igual», evidencia o irmão do jogador do Málaga, Nelo Martins, ao JN.

Ainda de acordo com a mesma fonte «o futuro é uma incógnita», pois «o Gustavo está estável, mas continua a precisar do transplante. O grande problema dele é ao nível das plaquetas que o obrigam a fazer transfusões mais ou menos de quinze em quinze dias. Os outros valores podem subir um bocado, mas descem logo, enquanto o das plaquetas não. Ele tem estado controlado e todas as semanas vai ao hospital em Espanha, mas não sabemos como será a longo prazo».

Gustavo sofre de aplasia medular, um problema diagnosticado em agosto do ano passado, após uma queda, e dados os seus três anos «não se apercebe da gravidade da situação mas, no outro dia, disse à médica que não queria mais 'paquetas', ou seja, plaquetas», contou ainda Nelo Martins ao jornal diário.

Dado que a cura da doença passa obrigatoriamente por um transplante de medula óssea, e não havendo dador compatível entre os familiares mais próximos, a solução depende agora de se encontrar um dador desconhecido compatível.

Na página do facebook «Vamos Ajudar o Gustavo» mantêm-se os apelos à doação de sangue para encontrar um dador compatível para salvar a criança.
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção