Nacional
Fernando Lameirinhas e Mafalda Arnauth levam Fernando Pessoa a 30 palcos holandeses e belgas
Mafalda Arnauth fotografada para a Lux Fotos: João Cabral
Redação Lux em 6 de Fevereiro de 2013 às 17:36
O poeta Fernando Pessoa é o mote de um espetáculo imaginado pelo músico Fernando Lameirinhas, no qual participa Mafalda Arnauth, e que se apresentará em trinta palcos holandeses e belgas, a partir de sexta-feira.

Em palco, além de Mafalda Armauth e Lameirinhas, músico radicados há cerca de 50 anos na Holanda, participa também o trompetista neerlandês Eric Vloeimans, detentor de seis prémios Edison.

O espetetáculo assenta nos poemas de Fernando Pessoa e heterónimos, e será apresentado em 28 palcos holandeses e em duas salas na vizinha Bélgica: no dia 28 de fevereiro, em Borgerhout, e no dia 05 de março, em Hasselt.

A fadista, em delarações à Lusa, definiu o espetáculo como uma «viagem de revelação de Fernando Pessoa a um público estrangeiro».

«Além de temas criados a partir da obra original, o concerto apresentará ainda alguns temas adaptados, alguns criados com inspiração nessa obra, outros ainda que figuram como homenagens claras à criação e as suas fontes de inspiração, como são exemplos a escolha de "Meus lindos olhos" e o "O mar fala de ti", do meu repertório», acrescentou a fadista.

A estreia do espetáculo intitulado «Pessoa» é na próxima sexta-feira, no Cultureel Centrum Cascade, em Hendrik Ido Ambacht, e o último está previsto para o dia 22 de março, no Schouwburg Kunstmin, em Dordrecht,

De Hendrik Ido Ambacht, o trio parte para Woerden, onde atua no Het Klooster I Theater e, no dia seguinte, sobe ao palco do De Kleine Komedie, em Amesterdão.

No dia 14, a obra de Fernando Pessoa é apresentada no Theater Castellum em Alphen Aan Den Rijn. No dia seguinte, Mafalda Arnauth e companheiros atuam no Schouwburg de Amstelveen e, no dia 17, no Oude Luxor Theater, em Roterdão.

No dia 20, o grupo atua no Theater De Poorterij, em Zaltbommel, no dia seguinte sobe ao palco do Theater De Maaspoort, em Venlo e, no dia 22, está no Isala Theater de Capelle aan den IJssel, a leste de Roterdão.

No dia 23, «Pessoa» é apresentado no Stadsschouwburg, em Haarlem, e, no dia 24, no Chassé Theater, em Breda.

«Pessoa» está em cartaz no Hanzehof, em Zutphen, no dia 27, e fecha o mês de fevereiro em solo belga, na cidade de Borgerhout, no espaço De Roma.

O mês de março abre em Leiden, novamente nos Países Baixos, onde Mafalda Arnauth (voz), Fernando Lameirinhas (viola) e Eric Vloeimans (trompete) atuam no Leidse Schouwburg. No dia seguinte sobem ao palco do Theater De Veste, em Delft, e, no dia 03 de março, no Theater aan de Parade, em Den Bosch.

A segunda data belga é dia 5 de março, no Centro Cultural de Hasselt. No dia 6, de regresso à Holanda, o trio toca no De Harmonie, em Leeuwarden, seguindo-se a cidade de Nieuwegein, onde atua no Stadstheater DE KOM.

A «reta final» passa por Nieuwegein, Purmerend, Alkmaar, Eidhoven, Wageningen, Helmond, Hoorn e, no dia 16 de março, regressa a Amesterdão, onde o grupo atua no Theater De Meervaart.

O penúltimo espetáculo da série está marcado para o dia 20, no Lindenberg Theater, em Nijmegen, e a digressão encerra no dia 22 de março, no Schouwburg Kunstmin, em Dordrecht.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção