Nacional
Redação Lux  com IP em 9 de Junho de 2010 às 18:00
Fotos: Cristiano Ronaldo alia-se à luta contra a leucemia
O internacional português Cristiano Ronaldo, jogador do Real Madrid, aceitou um novo desafio: inscreveu-se como sócio da Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e tornou-se dador de medula óssea.

A inscrição e a colheita do sangue para tipagem genética foram feitas no IPO de Lisboa, local visitado por Cristiano Ronaldo acompanhado por Duarte Lima, fundador da APCL. A visita ocorreu durante uma folga do estágio da Selecção, antes da partida para a África do Sul.

Cristiano Ronaldo passou a tarde na ala pediátrica do Instituto Português de Oncologia, e esteve durante hora e meia na companhia das crianças internadas. O futebolista abraçou a causa da leucemia, juntando-se assim a Nani e Luís Figo, que também já estão registados como dadores de medula óssea.

No final da visita, a emoção de Cristiano Ronaldo era evidente:

«A tarde que passei com estas crianças fez de mim um homem diferente. Vamos partir para o Mundial, que é um momento de celebração e de alegria. Mas convém que, nesse momento de alegria, não esqueçamos que há muitos em Portugal e no mundo que sofrem com esta doença terrível. Com esta visita quero deixar expresso que os tenho no meu coração e que sou solidário com o seu sofrimento».

Por seu lado, Duarte Lima afirmou:

«Cristiano Ronaldo diz que sai daqui, hoje, como um homem diferente. Mas eu posso também afirmar que, com a sua comovente visita, todas estas crianças são, hoje, pessoas diferentes, apesar da doença e do sofrimento».

O Registo Português de Dadores de Medula Óssea, conta, actualmente, mais de 210 mil dadores inscritos, prevendo-se que chegue aos 270/280 mil até ao final do ano.

O grande objectivo da Associação Portuguesa Contra a Leucemia, para 2011, é o de continuar a ajudar o Registo Português de Dadores de Medula Óssea, hoje o 2º maior da Europa e o 4º do mundo, a continuar na sua progressão ascendente.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção