PUB
PUB
Nacional
Figuras públicas reúnem-se em jantar solidário da Associação Movimento 1 Euro
Jantar solidário da Associação Movimento 1 Euro (Fotos Ricardo Santos)
Redação Lux  com Inês Alves em 23 de Junho de 2011 às 17:02
A ideia nasceu em 2008, de forma espontânea e quase inconsciente. Ainda a crise económico-financeira não era o tema do momento e já Bernardo Teixeira Motta se lembrava da necessidade de ajudar o próximo.

O primeiro jantar de angariação de fundos da Associação Movimento 1 Euro - criada em janeiro último, mas pensada desde 2008, através de um e-mail cuja divulgação permitiu reunir associados em torno da causa - aconteceu recentemente, para mostrar ao público que com apenas um euro por mês é possível fazer a diferença na vida de alguém.

Reunidos neste jantar inaugural estiveram causas e instituições, apoiantes e associados que quiseram contribuir para a divulgação deste projeto inovador.

Isabel Jorge de Carvalho, que recentemente se juntou ao Movimento 1 Euro pela nobreza da causa e por reconhecer nela potencial, explicou à Lux o que é que a fez estar presente: «O que acho brilhante aqui é que se pretenda angariar fundos - com apenas um euro por mês, que é pouquíssimo - para responder a uma lista enorme de necessidades, não de uma, mas de várias associações portuguesas, permitindo que, em simultâneo e de modo sucessivo e igualitário, se ajude uma série de causas. Às vezes pensamos que as gerações mais novas se preocupam menos com o próximo, mas por aqui percebemos que não é de facto verdade¿»

Nicolau Breyner, que sempre se revelou sensível a este tipo de iniciativas, mostrou-se igualmente satisfeito com a missão da Movimento 1 Euro: «Para mim faz todo o sentido estar ligado a qualquer associação que trate bem os mais carenciados. Acho que agora, mais do que nunca, estes movimentos vão sendo necessários. Temos uma grande crise instalada e provavelmente existirão mais pessoas a precisar de ajuda e nós, como povo, temos de saber responder a isso.»
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção