PUB
PUB
Nacional
Portugal Fashion: «Moda ao nível do que melhor se faz no mundo»
Famosos no Portugal Fashion Foto: Álvaro C. Pereira/Lux
Redação Lux em 11 de Março de 2013 às 18:27
A 32.ª edição do Portugal Fashion apresenta as tendências outono/inverno entre 20 e 23 de março, arrancando novamente em Lisboa e decorrendo nos restantes dias na Alfândega do Porto, com «moda ao nível do que melhor se faz no mundo».

Em declarações à agência Lusa, o presidente da comissão executiva do Portugal Fashion, Manuel Teixeira, fez a antecipação dos quatro dias da edição número 32 do Portugal Fashion, sob o tema «Vibe», que traduz uma edição «vibrante» onde se pretende que a energia tome conte das passerelles.

O Portugal Fashion aposta no arranque em Lisboa pela terceira edição consecutiva, no dia 20 de março, com as propostas outono-inverno 2013-14 dos consagrados criadores Alves/Gonçalves e Fátima Lopes, além das propostas de cinco jovens designers do espaço Bloom (plataforma de revelação de novos talentos), que se apresentam em dois desfiles.

«Esta experiência tem sido muito positiva. Queremos dinamizar um conjunto de jovens criadores que estão residentes ou tiveram a sua formação na zona de Lisboa porque sabemos que há aqui algum desequilíbrio, já que existe bastante mais oferta de criadores do Norte e também mais escolas», justificou, considerando que Lisboa «merece ter um polo de apresentação de jovens criadores».

Evidenciando que «o Portugal Fashion sempre foi nacional» e que, além das passerelles internacionais, «já viveu pelo país inteiro», Manuel Teixeira destacou a matriz «fortíssima» do evento «que é a ligação à indústria», maioritariamente existente no Norte.

Por isso, e depois do arranque em Lisboa, o Portugal Fashion chega ao seu quartel-general, a Alfândega do Porto, entre os dias 21 e 23 de março, para onde estão previstos 26 desfiles de estilistas consagrados, novos criadores e marcas de vestuário e de calçado.

Com o encerramento a cargo das propostas de calçado e acessórios de Luís Onofre ¿ ¿uma referência da moda portuguesa e «um nome indiscutível» a quem é prestado o ¿reconhecimento pelo excelente trabalho¿ -, pela montra do Portugal Fashion vão passar ainda as novas coleções de Luís Buchinho (com a sua marca Knitwear), Felipe Oliveira Batista, Anabela Baldaque, Miguel Vieira, Katty Xiomara, Júlio Torcato, Ricardo Preto (com a marca Meam), Diogo Miranda, Teresa Martins (para a TM Collection) e Carlos Gil.

Questionado sobre a forma como a atual situação económica do país condicionou esta edição do evento de moda, o responsável disse estar «convencido de que quem vai aos desfiles não vai notar» a crise em Portugal.

«Vai notar um país que tem competências, que acredita nesta atividade, na importância da moda, enquanto negócio e atividade cultural», disse, não escondendo que «é difícil», já que as «marcas que patrocinam estes eventos estão a rever em baixa os seus orçamentos».

Segundo Manuel Teixeira, «com o esforço de todos tem-se conseguido encontrar soluções» para as dificuldades, pelo que quem for a esta edição do Portugal Fashion poderá «ver moda ao nível do que melhor se faz no mundo».

«Espero que as pessoas continuem a acreditar na moda portuguesa», rematou.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção