PUB
PUB
Nacional
George Mendes entre finalistas de Mestre de Culinária nos EUA
George Mendes
Redação Lux em 2 de Novembro de 2013 às 19:02
O chef luso-americano George Mendes, proprietário do restaurante Aldea em Nova Iorque, com uma estrela Michelin, está nomeado para o concurso Mestre Culinária 2014, da conceituada revista Robb Report.

A organização convidou cinco chefs conceituados - Daniel Boulud, Thomas Keller, Masaharu Morimoto, Nancy Silverton, e Jean-Georges Vongerichten - para ser os júris da competição e desafiou cada um deles a nomear um chef que «acredita ser o mais talentoso da nova geração».

George Mendes, de 40 anos, foi nomeado por Daniel Boulud, o dono de vários restaurantes premiados e uma das vozes mais respeitadas da culinária norte-americana.

«Ser nomeado por alguém como o master chef Daniel Boulud é uma enorme honra. Ele é um mentor para mim e alguém que me inspirou durante toda a minha carreira», disse George Mendes à agência Lusa.

Neste momento, os nomeados mostram o seu trabalho numa série de competições de refeições com cinco pratos que «devem refletir o respirar e a profundidade das suas conquistas na cozinha» e que ocorrem em Nova Iorque e em Los Angeles.

A revista explica que, durante esses eventos, «será discutido com cada mestre os motivos da sua escolha e (¿), igualmente importante, com os outros convidados - um grupo seleto de leitores da Robb Report».

Os outros nomeados são Justin Smillie, do Il Buco Alimentari & Vineria em Nova Iorque, Alex Stupak, do Empellón Cocina, em Nova Iorque, William Bradley, do Addison, em San Diego, e Yoshinori Ishii, do Morimoto, também em Nova Iorque.

O vencedor será anunciado na edição de Janeiro da revista.

Mendes nasceu em Danbury, no Connecticut, e disse que a forma como a mãe e a tia cozinhavam para toda a família foi o que lhe abriu o caminho para a culinária portuguesa, que considera uma das melhores do mundo.

O chef formou-se no Culinary Institute of America e trabalhou depois com alguns ¿chefs¿ conceituados, como David Bouley, Sandro Gamba, Roger Vergé e Alain Ducasse. Em 2009, abriu o Aldea, o único restaurante de inspiração portuguesa com uma estrela Michelin nos Estados Unidos.

«Faço tudo o que posso para promover a culinária portuguesa através do meu restaurante Aldea e também através do livro que estou a preparar. Sou apenas uma voz, mas com um trabalho contínuo e com a ajuda da comunicação social, a culinária portuguesa continuará a crescer nos EUA», disse Mendes à agência Lusa.

O livro que o luso-americano está a escrever «terá o nome de Portugal no título», garantiu.

«Será um livro simples, com as nossas receitas mais populares do Aldea e algumas novas», explicou o chef, sublinhando que «é um livro dedicado a Portugal, para mostrar a culinária portuguesa de Nova Iorque à Califórnia», mas na sua linguagem e com a sua interpretação.

O livro deve ser lançado em outubro do próximo ano pela editora nova-iorquina Stewart, Tabori & Chang.

Lusa
Ingredientes:
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção