Nacional
Redação Lux em 29 de Maio de 2019 às 18:00
Fotos: Joana Seixas lança a sua primeira coleção de roupa: 'Sustentável Leveza de Vestir'

Joana Seixas lançou a sua primeira coleção de roupa. Em colaboração com a Dreamcatcher’s, uma marca de moda portuguesa sustentável, a atriz portuguesa de 42 anos criou uma coleção de verão, a que chamou “Sustentável Leveza de Vestir”, uma  edição limitada, composta por de 8 peças “feitas com todo o amor e dedicação”, criadas a partir de materiais como o linho, o lótus orgânico, o bambu e um surpreendente tecido feito a partir da casca de laranja.

“Sabia que um dia queria ter esta experiência! Porque cresci fascinada com o mundo da moda. Como em míuda queria ser estilista, e confesso, adoro roupa, não resisti!”, explica a atriz.

Conhecida por preconizar um estilo de vida saudável, sustentável e em harmonia com o planeta, Joana Seixas tinha uma pergunta pertinente:

“será que o mundo precisa de mais roupa nova?”  E sua resposta é: “sim e não, confusos? Eu explico, na realidade o mundo não precisa de mais roupa, nem de mais desperdício provocado por toda a Indústria da Moda. Mas será que ela vai acabar por causa disso? Não... Por isso, o sim, é uma mensagem, podemos fazer roupa nova, continuar a ser criativos e respeitar a Natureza, respeitar o planeta, respeitar todas as pessoas envolvidas no processo, valorizar os artesãos e minimizar o impacto dessa produção. E esse para mim era um caminho muito válido (...) A diversidade de matérias que a Natureza nos oferece é incrível, só precisamos  de procurar com atenção e ser criativos”.

Os materiais com cor foram tratados com técnicas artesanais de tintura, o que torna cada peça única e todas as peças estão assinadas pelo costureiro que as concretizou, houve respeito e equilíbrio no processo de trabalho e fabrico, num apelo à mudança necessária na indústria da moda.

A apresentação da coleção decorreu na Casa do Pico, em Carcavelos, um local que a atriz enaltece como “verdadeiramente inspirador” durante um Brunch do Botanista, um dos restaurantes Vegan preferidos da atriz.

O entusiasmo cresceu com a reunião de várias amigas e atrizes que Joana admite terem sido “uma super inspiração” para concretizar este desafio.

Sofia Aparício destacou a importância de ser garantido o Fair-trade, comércio justo e solidário elogiando: “A coleção é linda!”.

“Para além destas peças serem lindas e confortáveis, têm uma grande durabilidade devido à composição dos tecidos”, evidenciou Madalena Brandão com quem Joana Seixas assina outro novo projeto, o blog  “I met God, she’s Green”, nascido do fascínio que ambas nutrem pela Natureza. Joana, aliás, batizou uma das suas peças, uma blusa tie dye em verde: “She’s Green”.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção