Nacional
Maria Gambina reabre loja/atelier numa das zonas mais nobres do Porto
Gambina por Paulo Balreira
Redação Lux em 19 de Dezembro de 2019 às 17:18

Maria Gambina, nome incontornável da moda nacional, voltou a apostar na sua marca e reabriu, recentemente, a sua loja/atelier numa das zonas mais nobres do Porto, a Foz do Douro.

Após um interregno de 5 anos, onde se dedicou exclusivamente ao ensino como coordenadora e docente da Licenciatura em Design de Moda da ESAD, a estilista regressou à passerelle tendo apresentando, em Outubro de 2018, no Portugal Fashion, a sua coleção CONSTRUÇÃO ss19.

Já este ano, Maria Gambina exibiu, também no Portugal Fashion, a coleção Nancy fw19/20, em março e recentemente, em Outubro, a sua coleção ss20, Gambina F.C.  Estas coleções e uma série limitada de T-shirts referentes à coleção de Verão 2020 encontram-se à venda na loja sua loja da Foz.

Dona de um trajeto invejável na área da moda, Maria Gambina foi uma das percursoras da moda portuguesa, destacando-se desde tenra idade com a obtenção de vários primeiros prémios em concursos de design, destacando-se o concurso para a criação das fardas para os funcionários e colaboradores da Expo 98 Lisboa, que concebeu juntamente com José António Tenente.

Nesse mesmo ano, foi distinguida com um Globo de Ouro, na categoria de melhor Personalidade do Ano – Moda.  Entre outros prémios obtidos, destacou-se o de “Melhor Colação Feminina”, promovido pela Moda Lisboa, e a sua representação de Portugal, como embaixadora, no âmbito do projeto Euro-Fashion/Fashion ft. Football 2012, na Ucrânia.

Paralelamente e desde 1994 dedicou-se ao ensino do Design de Moda como professora, começando no CITEX e passando por outras instituições como o CENATEX, a Escola de Moda do Porto e nos últimos anos na ESAD (Escola Superior de Artes e Design - Matosinhos) onde durante 8 anos foi coordenadora e professora da Unidade Curricular Projeto II, da Licenciatura em Design de Moda. Nos vários anos letivos, foi professora de nomes como Nuno Baltazar, Paulo Cravo, Katty Xiomara, Ricardo Andrez, Inês Torcato, David Catalán, entre outros.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção