PUB
PUB
Nacional
Redação Lux em 10 de Novembro de 2012 às 14:14
Willem Dafoe estrela do Lisbon & Estoril Film Festival
Redação Lux em 10 de Novembro de 2012 às 14:14
O Lisbon & Estoril Film Festival ficará marcado este fim-de-semana pela antestreia do filme «Amor», de Michael Haneke, pela abertura de uma exposição de David Hockney e por um encontro sobre cinema, protagonizado pelo ator Willem Dafoe.

O ator norte-americano Willem Dafoe é um dos convidados da sexta edição do festival e terá a seu cargo uma masterclass» no Centro de Congressos do Estoril, na qual deverá abordar o percurso no teatro e no cinema, este último iniciado nos anos 1980.

Durante o festival irão ser exibidos alguns dos filmes nos quais Willem Dafoe entrou, em particular realizados por Abel Ferrara, que também estará em Portugal.

Na sexta-feira teve lugar a antestreia nacional de «Amor», filme do realizador austríaco Michael Haneke, premiado com a Palma de Ouro em Cannes.

Protagonizado por Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva, o filme retrata dois octogenários que levam uma existência tranquila que se alterará quando a mulher sofrer um acidente vascular-cerebral.

O filme, que chega aos cinemas no dia 29, conta ainda no elenco com a atriz francesa Isabelle Huppert - que também estará no festival - e com a atriz portuguesa Rita Blanco, presente na antestreia.

Na Casa das Histórias, em Cascais, inaugurará a exposição «David Hockney e Alberto de Lacerda - There», que apresentará desenhos e objetos trocados entre o artista britânico e o poeta português, quando se conheceram nos anos de 1960.

Ao realizador de Taiwan Hou Hsiao-Hsien é dedicada uma retrospetiva, que inclui «Café Luimère» e «A time to love, a time to die», enquadrada pelo crítico francês Jean-Michel Frodon na apresentação de «Dust in the wind».

O festival permitirá ainda descobrir dois realizadores pouco conhecidos do público português, numa secção à qual a organização chamou «cineastas raros»: o arménio Artavazd Peleshyan, de quem serão exibidas algumas curta-metragens documentais, e o espanhol Adolpho Arrietta, que estará em Portugal também para lançar o livro «Adolfo Arrietta, un morceau de ton rêve».

No domingo, fora de competição, serão exibidos, por exemplo, «Dans la maison», de François Ozon, e «Antiviral», de Brandon Cronenberg, filho do realizador David Cronenberg, que apresentará o filme no cinema Monumental, em Lisboa.

O Lisbon & Estoril Film Festival termina no dia 18.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção