Cavaco Silva participou numa recolha de lixo no pinhal do Banzão, em Sintra, no âmbito do projecto «Limpar Portugal» e apelou para que este «slogan» se torne «uma atitude permanente» dos cidadãos.
Por entre os pinheiros do Banzão, onde andou com o presidente da Câmara de Sintra, Fernando Seara, a vereadora Ana Gomes e dezenas de crianças a recolher os mais diversos tipos de resíduos, o presidente da República manifestou esperança no «efeito pedagógico» da iniciativa e considerou que «o mais importante é não voltar a sujar Portugal».
Equipado com um impermeável da Marinha e com uma tenaz - que revelou ser idêntica à que utiliza para apanhar as laranjas da sua produção - , foi auxiliado pelos vários jovens, mas também pela mulher, Maria Cavaco Silva, pela filha e pelos quatro netos mais velhos.
O chefe de Estado confessou que, nas caminhadas pela praia que faz com a mulher nas férias, termina sempre o passeio com «os braços cheios de garrafas de plástico e outras coisas parecidas».
Contudo, Cavaco Silva diz ver «pelos próprios netos» que os jovens «sentem as questões ambientais de uma forma diferente».
«Os jovens estão mais sensibilizados e também sentem alguma responsabilidade para com as gerações futuras», considerou.