PUB
PUB
Nacional
Redação Lux  com CSS em 8 de Outubro de 2015 às 17:11
José Rodrigues dos Santos gera onda de indignação nas redes sociais
1/3 - José Rodrigues dos Santos - Apresentação da nova grelha da RTP 29.09.15 Foto: Artur Lourenço/Lux
2/3 - José Rodrigues dos Santos - Apresentação da nova grelha da RTP 29.09.15 Foto: Artur Lourenço/Lux
3/3 - José Rodrigues dos Santos - Apresentação da nova grelha da RTP 29.09.15 Foto: Artur Lourenço/Lux

José Rodrigues dos Santos disse ontem (7) noTelejornal da RTP1 que Alexandre Quintanilha "foi eleito, ou eleita, pelo PS".

As críticas não tardaram a chegar, estando o jornalista a ser acusado de homofobia depois daquilo que muitos consideraram ser uma piada sobre a orientação sexual de Alexandre Quintanilha, cabeça de lista do PS no Porto e homossexual assumido.

"No Telejornal de ontem, por lamentável equívoco, decorrente de um erro não intencional, foi referido que o deputado mais velho eleito para o parlamento era uma mulher. Na verdade, esta associação aconteceu porque na peça fazia-se referência a uma mulher eleita pelo Bloco de Esquerda, uma pensionista de 68 anos. O apresentador, quando lançou a reportagem, acreditou que se tratava da mesma pessoa", explicou a RTP em comunicado enviado às redações.

No entanto, a onda de indignaçao continuou com Richard Zimler, companheiro de Alexandre Quintanilha, a manifestar-se também sobre o sucedido no Facebook: “Estou a receber imensas mensagens da solidariedade. Obrigado! Não quero comentar neste momento, mas penso que seria apropriado (para quem quer ajudar) apresentar queixas à RTP, ao ERC, etc…”.

José Rodrigues dos Santos também falou ao "Diário de Notícias": "Os apresentadores dos jornais muito raramente veem uma única peça antes delas irem para o ar. Escrevemos os nossos textos com base nas propostas que os repórteres nos enviam. O que eu faço é meter os textos em linguagem de pivô. Neste caso, a proposta que eu recebi dizia que o Parlamento tem uma série de rostos novos e que o mais velho, 'uma pensionista', tinha 70 anos. Atenção que o nome dele está ausente nessa proposta e eu não sei nunca quem é o deputado em causa. Para corrigir um erro, cometi um erro. A ironia é essa. Nunca me pareceu que fosse um erro grave e por isso fiz imediatamente a correção. Eu nem sei que ele [Quintanilha] é homossexual, desconheço isso. Não sei nem quero saber".

Entretanto, o Conselho Regulador da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social anunciou que "decidiu abrir um processo contra a RTP" por "indícios de violação de direitos fundamentais dos cidadãos".

O anúncio da abertura do processo pelo regulador dos media surge depois da direção de informação da RTP ter esclarecido que se tratou de "um erro não intencional" a referência no feminino, feita pelo apresentador José Rodrigues dos Santos, quando falava do deputado Alexandre Quintanilha, a quem já foram pedidas desculpas.

O presidente da ERC, Carlos Magno, disse, no entanto, que não subscreveu a abertura do processo contra a RTP por considerar que não vai trazer "nada de novo".


 
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção