PUB
PUB
Nacional
Portugal Fashion: Branco de Fátima Lopes e origens de Miguel Vieira marcam terceiro dia
Fátima Lopes - Coleção prim verão 2014 Semana da Moda de Paris Foto: Lusa
Redação Lux em 26 de Outubro de 2013 às 10:57
A coleção exclusivamente em branco de Fátima Lopes, as origens de Miguel Vieira, o resort 2014 de Luís Buchinho e as propostas de Diogo Miranda inspiradas em Oscar Niemeyer foram os pontos altos do terceiro dia do Portugal Fashion.

Sexta-feira, o penúltimo dia do evento de moda ¿ que ficou marcado também pela presença da top model portuguesa Sara Sampaio - começou com a chegada à passerelle principal do Portugal Fashion de quatro jovens designers nascidos no Espaço Bloom: Daniel Barros, Estelita Mendonça, Susana Bettencourt e Hugo Costa.

O encerramento ficou a cargo de Fátima Lopes, que apresentou as suas propostas da coleção «Odissey» para a primavera/verão 2014 pautadas a apenas uma cor: o branco, nas suas diferentes tonalidades e mistura de tecidos.

«É uma coleção inspirada na mulher milenar, deusas gregas, a uma cor mas a várias tonalidades de branco, depois pautada com alguns detalhes de dourado. A uma cor, a coleção tem que ser muito forte. Foi um grande desafio mas foi superado porque em termos internacionais foi muito bem aceite», disse Fátima Lopes à agência Lusa.

Sobre os originais sapatos, «que não são sapatos», criados por Fátima Lopes nesta coleção ¿ que na apresentação em Paris foram muito falados e badalados ¿ a criadora explicou que uma «deusa não anda como uma mulher qualquer» mas «desliza» e portanto tinha que ter um calçado que fosse diferente.

Já Miguel Vieira - cujo desfile começou com um vídeo onde diversas pessoas do mundo da moda o felicitaram pelos 25 anos de carreira ¿ trouxe ao Portugal Fashion os seus coordenados para mulher, homem e criança, tendo as «origens» sido o mote desta coleção.

«Origens de quando comecei a trabalhar, há 25 anos, que comecei com uma coleção de malhas para senhoras com muita pedraria. Por outro lado, a origem da vida mesmo, da terra do mar, das árvores e daí a quantidade de prints digitais que existem», disse à agência Lusa.

Um dos momentos marcantes de qualquer desfile de Miguel Vieira acontece quando pequenos manequins apresentam as propostas para criança do designer, originando sempre a muitas palmas das pessoas que enchem a sala do Portugal Fashion.

Com Resort 2014, Luís Buchinho trouxe novas peças que não tinha apresentado na ida à London Fashion Week, a parte da «linha de malhas tricotadas, onde o jogo dos grafismos e os jogos de cores estão muito mais presentes», tendo também feito uma introdução de laranja e de tons de pele que tornou a «paleta muito mais dinâmica».

Com as cores da cerâmica portuguesa como base de inspiração, o designer explora paletas inéditas, considerando, em declarações à agência Lusa, que as mulheres que vestem as suas criações têm sempre «uma presença forte mas ao mesmo tempo com uma compra bastante inteligente».

Diogo Miranda contou à agência Lusa que a coleção «Oscar» foi inspirada na última viagem ao Rio Janeiro, Brasil, concretamente no trabalho do arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer, considerando que o trabalho que apresenta para a próxima estação é muito mais maduro.

«A Sara Sampaio e a Diana Pereira são minhas amigas e já tinha feito este convite há três meses. Ontem [quinta-feira] eram 20:00 e a Sara Sampaio estava em Nova Iorque e disse-me: Vou para Portugal», descreveu, visivelmente orgulhoso e satisfeito com a presença da top model portuguesa.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção