PUB
PUB
Nacional
Redação Lux  com CSS em 14 de Setembro de 2015 às 19:11
Fotos+Vídeo: Atores protagonizam campanha de sensibilização do Cancro de Cabeça e Pescoço
1/3 - Ruy de Carvalho - Campanha de sensibilização do Cancro de Cabeça e Pescoço Foto: Divulgação
2/3 - Pedro Lima - Campanha de sensibilização do Cancro de Cabeça e Pescoço Foto: Divulgação
3/3 - Mafalda Luís de Castro - Campanha de sensibilização do Cancro de Cabeça e Pescoço Foto: Divulgação

Os atores Pedro Lima, Ruy de Carvalho e Mafalda Luís de Castro protagonizam uma campanha de sensibilização do cancro de cabeça e pescoço.
 
“Já imaginou como seria se não pudesse falar? E se não conseguisse comer?”. Este é o mote da campanha, que pretende unir vozes pela prevenção desta doença.

Em Portugal, surgem cerca de 800 novos casos de cancro da laringe, todos os anos, sendo que mais de metade dos doentes fica sem voz de forma temporária ou permanente.
 
“Anualmente são diagnosticados cerca de 3.000 novos casos no nosso país. Contudo, o diagnóstico e o tratamento numa fase inicial permite aos doentes uma taxa de sobrevivência entre os 80 e os 90%”, explica Ana Castro, Presidente do Grupo de Estudos do Cancro de Cabeça e Pescoço.
 
A médica oncologista acrescenta ainda que “o cancro de cabeça e pescoço é mais frequente em pessoas com idade acima dos 40 anos. Contudo, temos vindo a assistir a uma crescente incidência nas pessoas mais jovens, o que está estreitamente ligado aos comportamentos de risco como tabagismo, consumo excessivo de álcool e à infecção pelo Papiloma Vírus Humano, o HPV”.
 
Entre os dias 21 e 25 de setembro, realiza-se a Semana Europeia de Sensibilização para o Cancro de Cabeça e Pescoço, com a participação de vários países da Europa. Este ano, a Campanha Make Sense tem o lema “UNITING VOICES”, que procura dar a voz às pessoas que, em consequência desta doença, ficam com determinadas limitações, nomeadamente na voz.


Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção