Nacional
Pedro Santana Lopes vence processo por difamação
Pedro Santana Lopes - Apresentação da série «Salvador» no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão Foto: João Cabral/Lux
Redação Lux em 16 de Fevereiro de 2013 às 14:49
O grupo Impala e alguns jornalistas com cargos diretivos foram condenados a pagar uma indemnização de 730.000 euros a Pedro Santana Lopes, no âmbito de um processo por difamação, disse hoje à agência Lusa a advogada do ex-primeiro-ministro.

A ação foi encetada em 2007 e na sexta-feira a advogada foi notificada da sentença da primeira instância, o Tribunal de Sintra, atualmente Comarca da Grande Lisboa - Noroeste, afirmou Andrea Campos, a advogada que conduziu o processo.

O tribunal decidiu que deve ser paga a Pedro Santana Lopes uma quantia de 700.000 euros por danos patrimoniais e outra de 30.000 euros por danos morais, no âmbito de uma ação cível.

Segundo a advogada, foi condenado o grupo Impala e alguns jornalistas, diretores de revistas em que foram publicados artigos na altura em que Pedro Santana Lopes tomou posse como primeiro-ministro.

No âmbito desta ação de responsabilidade civil, foi condenado o diretor-geral do grupo Impala, Carlos Ventura Martins, e outros diretores de publicações, de acordo com a mesma fonte.

O julgamento decorreu durante um ano, com 20 testemunhas, entre elas o administrador da EDP António Mexia, o deputado José Luís Arnaut e o jornalista Luís Delgado, referiu Andrea Campos, que acompanhou o processo pelo escritório ¿Gomes da Silva e Associados¿.

A advogada frisou tratar-se de uma ¿decisão ímpar e extraordinária¿, nesta área.

¿Tive uma decisão parecida há dois anos para danos morais, também com o Dr. Pedro Santana Lopes, e a revista Visão¿, recordou, indicando: ¿Este processo foi até ao Supremo [Tribunal de Justiça] e foi sempre confirmada [a decisão] por instâncias superiores¿.

O pedido de indemnização para o caso agora sentenciado era de um milhão de euros, acrescentou a advogada.

LUSA
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção