PUB
PUB
Saude
. em 12 de Maio de 2022 às 19:19
Campanha de Awareness para a hipertensão 'Porque Sim'
1/2 - Campanha de Awareness para a hipertensão 'Porque Sim'
2/2 - Campanha de Awareness para a hipertensão 'Porque Sim'

A Hipertensão é o principal fator de risco para a mortalidade[1], e a prevenção está nas mãos de cada um. Porquê? Porque Sim.

Maio é o mês em que se assinala o Dia Mundial da Hipertensão, o principal fator de risco para as doenças cardiovasculares (Acidente Vascular Cerebral e Enfarte do Miocárdio)[2], consideradas a principal causa de morte em Portugal. A propósito desta data – que se assinala a 17 de maio –, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, a farmacêutica Servier Portugal e a marca de produtos de autocuidados de saúde Pic Solution desenvolveram uma campanha que promove a rotina da medição de tensão arterial e a toma regular  da medicação. Porquê? Porque Sim.

A hipertensão é uma doença silenciosa, que pode ser detetada através da medição da pressão arterial com um aparelho adequado para o efeito e utilizado da forma correta. Quando existe um aumento da tensão arterial acima de 140/90 mmHg significa que se deve consultar um médico, pois este pode ser considerado um indicador de hipertensão. Após ser detetado o aumento deste valor, é fundamental que o doente seja seguido, uma vez que os sintomas podem ser inexistentes. Dados do estudo PHYSA – Journal of Hypertension revelam que mais do que 50% dos hipertensos em Portugal não estão controlados[3]. Por isso, cabe a todos a sensibilização para esta problemática, incluindo a familiares e amigos, que podem ser uma peça fundamental no alerta para a prevenção e gestão desta doença crónica.

O objetivo primeiro da Campanha Porque Sim é sensibilizar a população para a importância da medição e controlo da tensão arterial, bem como a necessidade de adesão à terapêutica anti hipertensora, medicação esta que deve ser tomada diariamente tal como recomendado pelo médico. “Cabe também às entidades que lidam diretamente com a problemática, a transmissão de informação fidedigna que permita aos cidadãos agir em conformidade”, como revela Prof. Luís Bronze, Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão. Acrescenta ainda, “porque a hipertensão pode ter como origem fatores genéticos de cada um, mas também o estilo de vida que resulta das escolhas feitas diariamente[4]. Mais uma vez, cada um é responsável pelas suas decisões e uma delas pode passar por introduzir na rotina diária a medição da pressão arterial e escolha de hábitos de vida saudáveis”.

A inatividade física, o stress, o excesso de peso, o consumo excessivo de álcool, o consumo excessivo de sal, o tabagismo, a ingestão de cafeína e açúcar podem ser alguns dos fatores de risco para a hipertensão. É, por isso, fundamental estar atento aos sinais e promover um estilo de vida saudável no seio da família e amigos.

O movimento Porque Sim vai estar presente nas farmácias através de materiais informativos, por forma a comunicar diretamente com os doentes hipertensos, sensibilizando-os para a toma de medicação e para a medição da tensão arterial diariamente. Além disso, será também promovido nas redes sociais Facebook e Instagram da Servier Portugal e Pic Solution Portugal através do hashtag #PorqueSim. Toda a informação acerca da Campanha ficará disponível online no site www.porquesimservier.pt.

[1] Poulter N et al. Hypertension. Lancet. 2015.386.801-812.

[2] WHO, https://www.who.int/ cardiovascular_diseases/publications/global_brief_hypertension/en/; Abril 2013

[3] Polónia J, Martins L et al, PHYSA - Journal of Hypertension 2014, 32:1211-1221;

[4] WHO, https://www.who.int/ cardiovascular_diseases/publications/global_brief_hypertension/en/; Abril 2013

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção