Você já ouviu falar em Well-Aging? O termo em inglês refere-se aos cuidados para envelhecer bem, um movimento pró-idade. Essa visão tem conquistado cada vez mais adeptos que focam na saúde da beleza como um todo. O conceito que traz o princípio do envelhecimento saudável em vez da visão do anti-envelhecimento e utiliza abordagens que focam no beauty health individual, ou seja, na manutenção da saúde do tecido cutâneo como uma forma de cuidar preventivamente de linhas de expressão e manchas com o auxílio de hábitos de vida saudáveis de cada pessoa.
Segundo a Dra. Mariana Veloso, médica que atua na área de dermatologia e medicina estética em Sorocaba, o mercado de beleza é muito amplo e possui diversos conceitos, e um deles é a definição de Well-aging. “É necessário entender que o envelhecimento é algo natural, e vai acontecer independentemente de qualquer procedimento que possamos realizar, mas quando falamos de pró-envelhecimento, podemos olhar com mais carinho para esse momento e buscarmos tratamentos que possam nos auxiliar no cuidado com a nossa pele durante esse processo. Um exemplo são os tratamentos Well-aging que são procedimentos saudáveis e não invasivos, que tem o intuito de cuidar e tratar determinadas condições de pele que se desenvolvem durante o processo de envelhecimento natural da derme”, explica a Dra. Mariana Veloso.
De acordo com a especialista, esse tipo de procedimento deve ser realizado a partir dos 30 anos, sempre pensando no cuidado preventivo que a paciente precisa. Além disso, sabemos que alguns fatores do quotidiano como a poluição e o tempo seco, por exemplo, possuem grande influência em nossa pele e no processo de envelhecimento cutâneo, por isso, um dos cuidados preventivos mais recomendados é o uso diário de proteção solar. O produto deve ter fator superior a 30 e ser utilizado até em dias mais nublados.
Além disso, a especialista ressalta que a rotina básica de cuidados faciais deve ser realizada em qualquer idade, e envolve 4 etapas: limpeza, tratamento, hidratação e proteção. Para quem tem pele madura isso não é diferente, mas requer outros tipos de cuidados. É importante incluir ativos que estimulem o colágeno e antioxidantes para amenizar as manchas, linhas de expressão e a flacidez.
Para ter um envelhecimento cutâneo saudável, a especialista indica alguns procedimentos estéticos de efeito natural que já substituíram os métodos clássicos que evidenciaram a tal “luta contra o tempo”. Confira:
Toxina botulínica: atualmente o método é utilizado de maneira preventiva, com o objetivo de suavizar a contração muscular e manter o movimento (sensibilidade) do rosto, sem prejudicar as expressões. Dessa forma, prevenindo o aparecimento de rugas causadas pela quebra dos tecidos, bem como o aprofundamento das mesmas.
Bioestimuladores de colágeno: eles estimulam o aumento na produção das fibras de colágeno auxiliando na prevenção da flacidez, melhorando a qualidade e elasticidade da pele, atuando desde a camada mais profunda da pele, proporcionando a estimulação de colágeno e elastina, hidratação intensa na derme, viço e brilho na pele, tratando marcas e cicatrizes de acnes, além de melhorar a aparência das olheiras.
Fotona Spectro: entre os procedimentos a laser, o Fotona Spectro promove um intenso estímulo de colágeno e renovação celular da epiderme, proporcionando um efeito lifting na pele do rosto, pescoço e corpo. Além disso, o procedimento auxilia no tratamento de redução de manchas, uniformidade da pele e no reposicionamento muscular e dos colchis de gordura facial. Dessa forma, o tratamento trabalha desde a epiderme, passando pela derme, camadas de colchis e principalmente a musculatura facial, melhorando o tônus e a qualidade da pele.
Fotona Starwalker: um laser que combina 4 comprimentos de onda, é responsável por quebrar os pigmentos da pele em pequenas partículas, junto a isso, ele também possui um laser frio, que forma pequenas bolhas de ar na pele, eliminando estes pigmentos, reduzindo as manchas e estimulando o colágeno.
Além disso, a especialista reforça que é importante priorizar bons hábitos de vida. “Inclua em sua dieta uma alimentação balanceada a base de ingredientes ricos em cálcio, soja, antioxidantes, proteínas, fibras e ômega 3 e realize exercícios físicos regulares”, pontua Dra. Mariana.