PUB
PUB
Notícias
Cientistas portugueses descobrem como se desenvolvem tumores
Cientista
Redação Lux em 26 de Julho de 2012 às 08:24
Investigadores do Instituto Ricardo Jorge descobriram um mecanismo através do qual os genes das células se desregulam, contribuindo para o desenvolvimento de tumores.

A investigação, liderada pelo geneticista Peter Jordan, centrou-se em células cancerígenas do cólon que, por mutações do seu material genético, alteram o seu comportamento e multiplicam-se descontroladamente, indica um comunicado do Instituto Ricardo Jorge.

O trabalho dos investigadores identificou os mecanismos genéticos através do quais isto acontece, quer em cancros do cólon - que são diagnosticados em cinco mil portugueses anualmente - quer da mama e do pâncreas.

Assim, apontam «alvos para o desenvolvimento» de medicamentos mais eficazes para travar a propagação de células cancerígenas e, segundo Peter Jordan, o estudo vai continuar, para ser alargado «à escala de todos os genes humanos que possam vir a ser regulados por este mecanismo».

O trabalho da equipa de Peter Jordan concluiu que, quando ativada em excesso por mutações de células, a proteína produzida pelo gene Rac1 remove uma outra proteína que inibe os genes da divisão celular e estimula outra que os ativa.

Desenvolve-se assim uma «ação antagonista de duas proteínas reguladoras», uma que estimula a divisão e multiplicação celular, outra que a inibe. Isto deve-se a «mutações que provocam uma ativação excessiva de Rac1», que passa a emitir sinais de uma forma «desregulada», indicou Peter Jordan.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção