PUB
PUB
Notícias
Kit diagnostica bactéria responsável por úlceras e cancro do estômago
Cancro no estômago
Redação Lux em 29 de Julho de 2012 às 10:23
A «spin-off» da Universidade do Minho BioMode desenvolveu um "kit" que permite diagnosticar uma bactéria responsável pelo aparecimento de úlceras e cancro do estômago e vai agora comercializar a inovação.

Este ¿kit¿, designado «Probe4Pylori», recorre a uma técnica que permite detetar micro-organismos específicos em apenas algumas horas, em vez de dias, e determinar a resistência daquela espécie a antibióticos, esclarece em comunicado a Universidade do Minho (UMinho).

A empresa, com sede em Guimarães, foi fundada por quatro investigadores do Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho e do Departamento de Engenharia Química da Universidade do Porto.

Segundo a universidade minhota, a «inovação da BioMode baseia-se num teste molecular extremamente fiável que permite acelerar a deteção no tecido gástrico da bactéria Helicobacter pylori».

Esta tecnologia, explica a cofundadora da BioMode Carina Almeida, «poderá evitar tratamentos errados e prolongados, falsos negativos e efeitos secundários pesados para os doentes».

A técnica carece ainda de aprovação pela Food and Drug Administration - órgão governamental dos EUA que faz o controlo dos alimentos, medicamentos, cosméticos, equipamentos médicos e materiais biológicos.

A informação fornecida pelo «Probe4Pylori» é «crucial para a decisão da terapêutica a utilizar na eliminação da bactéria», esclarece a instituição.

Além deste ¿kit¿, a «spin-off» vai também comercializar em breve um novo produto na Europa, que consiste num outro ¿kit¿ de deteção rápida de salmonelas para utilização na área alimentar.

Lusa
Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção