Internacional
Transexual brasileira faz história ao ser capa da Vogue Paris
Valentina Sampaio - Transexual brasileira faz história ao ser capa da Vogue Paris
Redação Lux em 17 de Fevereiro de 2017 às 16:10

A transexual brasileira Valentina Sampaio é a protagonista da capa de março da Vogue Paris, tornando-se a primeira modelo transexual a posar para a capa da edição francesa da revista.

“A beleza trangénero: como estão a agitar o mundo! Neste mês, estamos orgulhosos por celebrar a beleza trangénero e a forma como modelos como a Valentina Sampaio, que posam pela primeira vez para a capa da Vogue, estão a mudar a face da moda e a desconstruir o preconceito”, escreve a publicação.

Valentina Sampaio tem 21 anos. Filha de um pescador e de uma professora, cresceu com mais cinco irmãos e evidencia nunca ter sido reprimida pela sua orientação sexual, nem ter sofrido qualquer tipo de bullying.

“O meu pai é pescador, tem 42 anos, a minha mãe é professora e tem menos de 40. Eles são jovens e têm cabeça aberta. Sempre respeitaram quem eu sou", disse em entrevista à revista Glamour.

O seu único obstáculo foi a mudança de nome pela qual teve de interpor uma ação judicial e que só recentemente foi concretizada. A jovem, que nasceu em Aquiraz, no Ceará, diz que adotou o nome feminino Valentina aos 10 anos e nunca revelou o seu nome de batismo. Refere ainda, em entrevistas, que quando entrou na adolescência a sua taxa de hormonas femininas já era alta, período no qual terá começado a fazer terapia hormonal.

Segundo as entrevistas dadas no último ano, a modelo ainda não se submeteu à cirurgia de mudança de sexo ou redesignação sexual. Existem várias declarações suas em que afirma que deseja realizar a cirurgia o mais breve possível, no entanto, numa reportagem publicada no ano passado na revista Elle Brasil, a modelo assegura que não irá responder se fez ou se pretende fazer a cirurgia

“É um assunto muito íntimo e que não interfere nada em quem eu sou. Desde criança tenho certeza de que nenhuma mudança vai me fazer sentir mais ou menos mulher”.

Valentina já se tinha tornado a primeira representante transexual da marca L’Oreal Paris, no Brasil. O seu sonho, diz, é ser uma "Gisele Bundchen".

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção