Nacional
Redação Lux em 22 de Setembro de 2017 às 11:42
Marcelo Rebelo de Sousa visita Associação Alzheimer Portugal
1/3 - Marcelo Rebelo de Sousa visita Associação Alzheimer Portugal Foto: Divulgação
2/3 - Marcelo Rebelo de Sousa visita Associação Alzheimer Portugal Foto: Divulgação
3/3 - Marcelo Rebelo de Sousa visita Associação Alzheimer Portugal Foto: Divulgação

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou a Associação Alzheimer Portugal  para assinalar o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e consciencializar a população para a problemática das demências que afetam mais de 180 mil pessoas.

“A nossa prioridade será reforçar a importância das demências serem consideradas uma prioridade de saúde pública e reivindicar a criação de um Plano Nacional para as Demências para que os doentes e as suas famílias possam ter acesso a acompanhamento e cuidados específicos, de qualidade, em condições de equidade”, declarou José Carreira, Presidente da Alzheimer Portugal

No início deste mês, o Presidente da República participou na campanha “Memórias para Guardar”, promovida pela Alzheimer Portugal.

A Alzheimer Portugal é a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com doença de Alzheimer e dos seus familiares e cuidadores. 

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135.5 milhões. A doença de Alzheimer assume, neste âmbito, um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência (World Health Organization [WHO], 2015).

 

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção