Internacional
'A Água e a Águia' de Mia Couto chega esta semana às livrarias
'A Água e a Águia' de Mia Couto
Redação Lux em 8 de Outubro de 2018 às 17:02

A Água e a Águia é um livro infantil sobre as grandes águias que sobrevoam a terra, no qual sobressaem os textos do autor e as ilustrações de Danuta Wojciechowska. Chega esta semana às livrarias com a chancela da Caminho.

Excerto

Foi então que a mais velha das águias juntou toda a comunidade e perguntou:

— Sabem o que é a letra i?

Uma disse: é um pau espetado no abecedário.

Outra disse: é um dançarino com um chapéu alto.

Mia Couto nasceu na Beira, Moçambique, em 1955. Foi jornalista e professor, e é, atualmente, biólogo e escritor. Está traduzido em diversas línguas. Entre outros prémios e distinções (de que se destaca a nomeação, por um júri criado para o efeito pela Feira Internacional do Livro do Zimbabwe, de Terra Sonâmbula como um dos doze melhores livros africanos do século xx), foi galardoado, pelo conjunto da sua já vasta obra, com o Prémio Vergílio Ferreira 1999 e com o Prémio União Latina de Literaturas Românicas 2007. Ainda em 2007 Mia foi distinguido com o Prémio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura pelo seu romance O Outro Pé da Sereia. Jesusalém foi considerado um dos 20 livros de ficção mais importantes da «rentrée» literária francesa no ano de 2010. Em 2011 venceu o Prémio Eduardo Lourenço, que se destina a premiar o forte contributo de Mia Couto para o desenvolvimento da língua portuguesa. Em 2013 foi galardoado com o Prémio Camões e com o prémio norte-americano Neustadt. Em 2015 foi finalista do The Man Booker Prize.

Vários dos seus livros para crianças foram ilustrados por Danuta Wojciechowska, materializando uma propícia e exemplar colaboração entre autor do texto e ilustração.

Danuta Wojciechowska nasceu em 1960, na cidade de Trois Rivières, no Québec. Filha de pai polaco e mãe suíça, cresceu num ambiente multicultural. A sua infância foi marcada pela proximidade da natureza, dos rios, lagos, florestas e montanhas. Aos dezassete anos foi viver para Zurique e formou-se em design de comunicação. Complementou os estudos com uma pós-graduação em educação artística, em Inglaterra. Com o sonho de desenvolver um trabalho associado à arte e à educação veio para Lisboa.  Entre atividades e projetos, fundou a empresa Lupa Design, onde atualmente desenvolve trabalho criativo diversificado. Dedica grande parte do seu tempo à conceção de livros para os mais novos e, nesse contexto, recebeu, entre outros, o Prémio Nacional de Ilustração, em 2003, e a distinção Mulheres Criadoras de Cultura, em 2014.

A parceria com o escritor Mia Couto conta com cinco álbuns ilustrados, editados pela Caminho. 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção