Internacional
Morreu Stephen Hawking
Stephen Hawking
Redação Lux em 14 de Março de 2018 às 08:35

Stephen Hawking, um dos mais consagrados cienristas do mundo, morreu na madrugada desta quarta-feira.

“O nosso pai foi um grande cientista e um homem extraordinário, cujo trabalho e legado viverão por muitos anos”, partilharam os filhos do físico britânico, Lucy, Robert e Tim.

Os três filhos são fruto do casamento Jane Hawking autora e educadora inglesa , de quem se separou em 1991. Em 1995, casou-se com a sua enfermeira Elaine Mason divorciando-se em 2006.

Devido a doença degenerativa -  esclerose lateral amiotrófica (ELA) - , há muitos anos que Stephen Hawking estava paralisado e restringido a uma cadeira de rodas.

Em 2013, quando perdeu os movimentos faciais, a Intel desenvolveu para si uma tecnologia que lhe permitia comunicar através do movimento dos olhos.

Doutor em cosmologia, foi professor lucasiano emérito na Universidade de Cambridge,um posto que foi ocupado por Isaac Newton, Paul Dirac e Charles Babbage. Era diretor de pesquisa do Departamento de Matemática Aplicada e Física Teórica (DAMTP) e fundador do Centro de Cosmologia Teórica (CTC) da Universidade de Cambridge.

O filme “A Teoria de Tudo” (The Theory of Everything) foi inspirado pela sua história e valeu a Eddie Redymane, que encranou o cinetista, o Óscar de Melhor Ator, em 2014.

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
Mercado
pub
Outros títulos desta secção