PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 20 de Janeiro de 2017 às 18:05
Fotos: Tomada de posse de Donald Trump (atualizada)

O povo foi o destinatário das primeiras palavras de Donald Trump na cerimónia de juramento como 45.º Presidente dos Estados Unidos, durante a qual prometeu devolver o poder às pessoas.

“Hoje, não estamos só a transferir poderes”, frisou. “Estamos a retirar o poder de Washington para o devolver ao povo”, acrescentou, reconhecendo que, “durante demasiado tempo” o poder esteve nas mãos de “um pequeno grupo” na capital federal.

“Não importa que partido controla o governo, mas se o governo é controlado pelo povo”, insistiu.

Donald Trump tomou hoje posse como 45.º Presidente dos Estados Unidos, após ter prestado juramento às 12:00 locais (17:00 em Lisboa), sucedendo no cargo a Barack Obama.

Trump prestou juramento sob duas Bíblias - a sua, oferecida pela sua mãe, e a que o ex-Presidente Abraham Lincoln usou na sua posse, há 150 anos – seguradas pela sua mulher, Melania, e rodeado pelos cinco filhos.

Minutos antes, às 11:55 locais (16:55 em Lisboa), Mike Pence prestou juramento como vice-presidente dos Estados Unidos.

Donald Trump chegou à Casa Branca para uma última reunião com Barack Obama, poucas horas antes de tomar posse como 45.º Presidente dos Estados Unidos.

Donald Trump e a sua mulher Melania tomaram chá com o ainda casal presidencial em funções, Barack e Michelle Obama, num dos salões da Casa Branca, antes de o Presidente eleito prestar juramento numa cerimónia pública junto do Capitólio, sede do Congresso norte-americano, em Washington.

Momentos antes deste encontro, Obama entrou pela última vez na Sala Oval, o gabinete presidencial.

Recorde-se milhares de pessoas desafiaram o frio, na noite de quinta-feira (19.01.17), em Nova Iorque, participando numa iniciativa em que atores e políticos convocaram uma campanha de cem dias de “resistência pacífica” contra a administração de Donald Trump.

A iniciativa decorreu ao lado do Trump International Hotel e perto da Torre Trump, marcas da presença em Nova Iorque do magnata que dentro de poucas horas transformar-se-á no próximo Presidente dos Estados Unidos.

Segundo os organizadores, na ação contra Trump participaram entre 20 mil e 25 mil pessoas, muitas das quais exibindo cartazes com mensagens em que se lia “Como meu Presidente, nunca” ou “20 de janeiro de 2017, o dia em que a democracia morreu”.

Os atores Robert de Niro e Alec Baldwin, o realizador Michael Moore, distinguido com um Óscar, e a cantora Cher estavam entre os que se juntaram numa manifestação ruidosa perto do Trump International Hotel, a sul do Central Parque.

Guia da tomada de posse:

Manhã:

Trump e a família assistem a uma missa na igreja mais próxima da Casa Branca

Trump e a mulher são recebidos por Barack e Michelle Obama na residência oficial. Os dois casais viajam depois para o Capitólio

14.30 - Cerimónia da tomada de posse começa com atuações musicais e menções religiosas e militares

16.30 - Juramento do vice-presidente eleito, Mike Pence

17.00 - Juramento de Donald Trump, pelo presidente do Supremo Tribunal de Justiça, John Roberts, seguido do discurso

20.00 Desfile entre o Capitólio e a Casa Branca

24.00 - Novos presidente e vice-presidente dos EUA, acompanhados das esposas, vão participar em três bailes

 

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção