Internacional
Emilia Clarke revela que sofreu dois aneurismas cerebrais
Emilia Clarke - 68ª edição Primetime Emmy Awards em Los Angeles 18.09.16 Foto: Reuters
Redação Lux em 22 de Março de 2019 às 12:25

Emilia Clarke, conhecida mundialmente por interpretar Daenerys Targaryen em "A Guerra dos Tronos", revelou ter sofrido duas hemorragias cerebrais graves desde a estreia da série.

Num texto  intitulado "Uma batalha pela minha vida", publicado na revista "The New Yorker", a atriz britânica de 32 anos revelou que se submeteu a duas cirurgias para tratar os aneurismas.

"Nunca contei essa história publicamente, mas agora é a hora.(...) Quando todos os meus sonhos de infância pareciam tornar-se realidade, quase perdi a cabeça e depois a minha vida”, escreveu Clarke, três vezes indicada ao Emmy pelo seu papel.

Emilia recorda que descobriu a doença depois de sentir uma “dor aguda, penetrante e constritiva” no crânio durante exercícios físicos.

A atriz, que ganhou 3 emmy pela série, evidenciou o seu esforço para exercitar a memória.

"A algum nível, eu sabia o que estava a acontecer: o meu cérebro estava danificado. (...) Por alguns momentos, tentei afastar a dor e as náuseas. Disse para mim mesma: 'Não vou ficar paralisada'. Para manter a minha memória viva, tentei lembrar-me, entre outras coisas, de algumas falas de 'A Guerra dos Tronos'."

Quando fez a primeira cirurgia, Emilia Clarke não se conseguia lembrar do seu nome e ficou aterrorizada, relatou:

"Palavras sem sentido saíram da minha boca e eu entrei em pânico. Eu sou uma atriz, precisava lembrar-me das minhas falas, e agora não conseguia sequer lembrar-me do meu próprio nome."

Clarke voltou ao trabalho um mês depois, mas um segundo aneurisma menor foi detetado do outro lado do seu cérebro e em 2013, passou novamente por uma cirurgia.

"A recuperação foi ainda mais dolorosa do que a da primeira cirurgia. Parecia que tinha passado por uma guerra pior do que qualquer uma que Daenerys tenha experimentado."

Clarke anunciou ainda a criação da organização de caridade SameYou, que promoverá cuidados de recuperação neurológica para jovens adultos que sofrem lesões ou derrames cerebrais.

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

pub
pub
Outros títulos desta secção