PUB
PUB
Internacional
Linda Ronstadt revela que sofre de Parkinson e deixa de cantar
Linda Ronstadt Foto: Reuters
Redação Lux em 24 de Agosto de 2013 às 17:21
A cantora norte-americana Linda Ronstadt afirmou hoje que sofre da doença de Parkinson e não poderá voltar «a cantar uma única nota».

O diagnóstico da doença foi conhecido há oito meses, datando de há oito anos os primeiros sintomas, escreve a cantora de 67 anos, no blog da associação norte-americana das pessoas idosas, citado pela AFP.

«Ninguém pode cantar com Parkinson, faça os esforços que fizer», escreve a cantora.

A cantora tornou-se célebre na década de 1970 com canções como «It`s so easy» e «That`ll be the day», e foi distinguida com 11 prémios Grammy.

A cantora no blog dá conta como reconheceu a doença que inicialmente julgava que era algo relacionado com os músculos ou de foro neurológico, apesar de notar que tinha «alguns tiques», escreveu.

«E então pensei que seria da via neurológica, estava a sofrer já há sete ou oito anos, reconheci os sintomas, mas depois fiz um operação às costas e pensei que era devido a tal que as minhas mãos tremiam», acrescentou.

Cantora de temas rock e country-rock, Ronstadt gravou também rancheras mexicanas. Segundo a AFP, na década de 1970 foi uma das cantoras mais bem pagas da música rock.

Linda Rondstad fez mais de 40 álbuns e colaborou com vários artistas, nomeadamente, Emmylou Harris, Dolly Parton, The Eagles, James Taylor, Neil Young e Elvis Costello.

LUSA

Recorde alguns êxitos da cantora:



Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção