PUB
PUB
Internacional
Redação Lux em 29 de Outubro de 2009 às 09:51
Astérix comemora hoje 50 anos
A 29 de Outubro de 1959 nasceu «Astérix, o gaulês», personagem da banda desenhada criada pelo argumentista René Goscinny e pelo escritor e ilustrador Albert Uderzo.

Desde então as aventuras deste gaulês tão especial passaram a ser publicadas na revista francesa «Pilote». O primeiro livro viria a ser editado em 1961.

«O Aniversário de Astérix e Obélix, Livro de Ouro», com uma edição total de 3,5 milhões de exemplares, foi lançado, simultaneamente, em 19 países para assinalar a entrada nos 50 anos do irredutível gaulês.



Em Portugal, o novo álbum está à venda desde a semana passada e teve uma procura «superior às expectativas», disse à agência Lusa fonte oficial da FNAC.

«Nas pré-vendas em loja, tivemos uma grande afluência. Foram reservadas várias dezenas de livros em todas as lojas FNAC do país, perto dos cem exemplares», disse a mesma fonte.

O livro está à venda por 12 euros (preço de editor) mas os aderentes do cartão FNAC podem adquiri-lo por 10,80 euros.

Na apresentação do livro, em Paris, Alberto Urdezo, o «pai» de Astérix disse que é um álbum diferente. Não tem uma história com princípio, meio e fim».

O novo livro narra os preparativos para o aniversário na famosa aldeia gaulesa:

«É um pouco diferente dos álbuns clássicos», revelou Uderzo diante de dezenas de jornalistas, já que «são historietas curtas, nas quais todos os personagens fazem referência ao aniversário».

Para não estragar a surpresa, Uderzo adiantou apenas que o novo livro apresenta muitos dos amigos que Asterix foi acumulando ao longo destes 50 anos.

O futuro das aventuras de Astérix e de Obélix está no centro do debate que se impõe no dia em que se assinalam os 50 anos do título, segundo Carlos Pessoa, especialista em banda desenhada.

No lançamento do livro, Carlos Pessoa, jornalista do «Público» e crítico de BD, considerou que o desafio destas aventuras é o modelo em que elas vão continuar.

«Neste momento é ponto assente que o Astérix vai continuar a ser desenvolvido mesmo depois da morte de Uderzo. E uma das questões é o modelo em que isso vai ser feito», disse, sublinhando que a marca Astérix e Obélix «é um negócio fabuloso, é uma espécie de galinha dos ovos de ouro».

A capa do novo livro foi apresentada em Paris, a 8 de Outubro, por Albert Uderzo, numa cerimónia realizada na Biblioteca Nacional francesa. É o quinto livro de Astérix feito sem a parceria de René Goscinny, falecido em 1977.

O aniversário de Astérix e Obélix será também assinalado com uma grande exposição no Cluny Museum , em Paris, que vai estar patente ao público entre 28 de Outubro e 3 de Janeiro de 2010.

Recentemente, a Força Aérea Francesa também prestou a sua homenagem a Astérix, através de um espectáculo acrobático aéreo. Foi desenhado no céu a imagem do gaulês.

Veja, abaixo, as imagens do espectáculo

Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Comentários

PUB
pub
PUB
Outros títulos desta secção